Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13323
Title: | A formação do professor alfabetizador. |
Other Titles: | The formation of the literacy teacher. |
???metadata.dc.creator???: | NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | TORRES, Antônia Lis de Maria Martins. |
Keywords: | A formação de professor;Professor alfabetizador;Educação infantil;Ensino fundamental;Teacher training;Literacy teacher;child education;Elementary School |
Issue Date: | 2007 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva. A formação do professor alfabetizador. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente investigação teve por objetivo principal investigar o processo de formação do professor alfabetizador da Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dr Thomaz Pires, na cidade de Sousa - PB. Algumas perguntas nos orientaram no decorrer da pesquisa, como: Como a não formação do professor alfabetizador se reflete na aprendizagem dos alunos? Quais os investimentos oferecidos pelo poder publico para melhorar a atuação desses profissionais? Por que a alfabetização, que e a base de todo o processo de escolarização, e tao desvalorizada pelo poder publico? Por que muitos profissionais não se dispõem a assumir uma turma de alfabetização? Por que as professoras alfabetizadoras, em sua maioria, são profissionais em fim de carreira? Para nossa fundamentação teórica buscamos renomados autores, entre eles destacamos: Libâneo (2000), Freire (1996), Perez (2003). Nossa investigação esta dividida em quatro capítulos, que nos levam a repensar nossa pratica pedagógica de maneira critica, a termos uma visão ampliada e sensível com relação a alfabetização. De inicio resgatamos um pouco da historia da formação das professoras primarias e a questão da feminização do magistério e a mistica da vocação. Em seguida, podemos analisar a importância da formação para o professor alfabetizador e o perfil das alfabetizadoras partindo de seus relatos, estes que demonstram o envolvimento pessoal que cada uma tem com a alfabetização, seu processo formativo e os saberes adquiridos pela experiencia de anos em sala de alfabetização. Por fim, adentramos na sala de alfabetização e acompanhamos de perto a rotina da sala de aula, com suas muitas dificuldades e com suas muitas "delicias". A somatória desses quatro capítulos que compõem nosso estudo e o resultado de muito trabalho e esforço na busca por aperfeiçoamento dos nossos conhecimentos acerca da temática. Diante do exposto, podemos concluir que e de fundamental importância a formação de qualidade para o professor alfabetizador, a reflexão aprofundada da própria pratica pedagógica e a busca incessante pela formação continuada e mais investimentos por parte do poder publico, como meios geradores de significativas mudanças para o sistema de ensino e para a (re) valorização da escola publica. |
Keywords: | A formação de professor Professor alfabetizador Educação infantil Ensino fundamental Teacher training Literacy teacher child education Elementary School |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13323 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARGARETH TOMAZ DA SILVA NÓBREGA - MONOGRAFIA DAGOGIA CFP 2007.pdf | Margareth Tomaz da Silva Nóbrega - Monografia Pedagogia CFP 2007. | 2.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.