Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13247
Title: | Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos. |
Other Titles: | Youth and adult education: a brief look at the practice of adult literacy. |
???metadata.dc.creator???: | LIMA, Pablo Neruda Farias de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
Keywords: | Avaliação escolar;Aprendizagem;Dialogicidade;Práticas avaliativas;Avaliação pedagógica;School evaluation;Learning;Dialogicity;Evaluative practices;Pedagogical evaluation |
Issue Date: | 10-May-2007 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LIMA, Pablo Neruda Farias. 59f. Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos. Monografia - (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A Educação de Jovens e Adultos começa a se apresentar de forma mais definida com a crescente industrialização do Brasil e principalmente apos a segunda guerra mundial que abre horizontes para a formação de um mundo mais igualitário e democrático. A Declaração dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas -ONU, vai afirmar a importância de uma educação voltada para a solidariedade e para a paz. Dessa forma, temos no Brasil o inicio de uma politica publica preocupada com a alfabetização de jovens e adultos. Nesse sentido, grande foi a contribuição de educadores como Paulo Freire. Neste trabalho, analisamos um pouco do método de alfabetização do educador pernambucano, bem como um pouco de sua contribuição politica e pedagógica na educação. O processo de alfabetização vem sofrendo profundas transformações desde o inicio do seculo passado aos dias atuais, por isso analisamos também a contribuição de Emília Ferreiro ao processo de alfabetização. Nesse sentido, na perspectiva de ir nos tornando um professor reflexivo, buscaremos a luz da teoria obtida nesta investigação, refletir a minha própria pratica docente em turmas de Educação de Jovens e Adultos - EJA e a de outros professores, no intuito de identificar praticas que deverão ser fortalecidas (por serem condizentes com as exigências contemporâneas) e praticas que precisam serem (re)significadas. |
Keywords: | Avaliação escolar Aprendizagem Dialogicidade Práticas avaliativas Avaliação pedagógica School evaluation Learning Dialogicity Evaluative practices Pedagogical evaluation |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13247 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PABLO NERUDA FARIAS DE LIMA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdf | Pablo Neruda Farias de Lima. Monografia Pedagogia. CFP 2007. | 2.94 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.