Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13247
Title: Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos.
Other Titles: Youth and adult education: a brief look at the practice of adult literacy.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Pablo Neruda Farias de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
Keywords: Avaliação escolar;Aprendizagem;Dialogicidade;Práticas avaliativas;Avaliação pedagógica;School evaluation;Learning;Dialogicity;Evaluative practices;Pedagogical evaluation
Issue Date: 10-May-2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Pablo Neruda Farias. 59f. Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos. Monografia - (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação de Jovens e Adultos começa a se apresentar de forma mais definida com a crescente industrialização do Brasil e principalmente apos a segunda guerra mundial que abre horizontes para a formação de um mundo mais igualitário e democrático. A Declaração dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas -ONU, vai afirmar a importância de uma educação voltada para a solidariedade e para a paz. Dessa forma, temos no Brasil o inicio de uma politica publica preocupada com a alfabetização de jovens e adultos. Nesse sentido, grande foi a contribuição de educadores como Paulo Freire. Neste trabalho, analisamos um pouco do método de alfabetização do educador pernambucano, bem como um pouco de sua contribuição politica e pedagógica na educação. O processo de alfabetização vem sofrendo profundas transformações desde o inicio do seculo passado aos dias atuais, por isso analisamos também a contribuição de Emília Ferreiro ao processo de alfabetização. Nesse sentido, na perspectiva de ir nos tornando um professor reflexivo, buscaremos a luz da teoria obtida nesta investigação, refletir a minha própria pratica docente em turmas de Educação de Jovens e Adultos - EJA e a de outros professores, no intuito de identificar praticas que deverão ser fortalecidas (por serem condizentes com as exigências contemporâneas) e praticas que precisam serem (re)significadas.
Keywords: Avaliação escolar
Aprendizagem
Dialogicidade
Práticas avaliativas
Avaliação pedagógica
School evaluation
Learning
Dialogicity
Evaluative practices
Pedagogical evaluation
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13247
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PABLO NERUDA FARIAS DE LIMA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdfPablo Neruda Farias de Lima. Monografia Pedagogia. CFP 2007.2.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.