Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13247
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, P. N. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos começa a se apresentar de forma mais definida com a crescente industrialização do Brasil e principalmente apos a segunda guerra mundial que abre horizontes para a formação de um mundo mais igualitário e democrático. A Declaração dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas -ONU, vai afirmar a importância de uma educação voltada para a solidariedade e para a paz. Dessa forma, temos no Brasil o inicio de uma politica publica preocupada com a alfabetização de jovens e adultos. Nesse sentido, grande foi a contribuição de educadores como Paulo Freire. Neste trabalho, analisamos um pouco do método de alfabetização do educador pernambucano, bem como um pouco de sua contribuição politica e pedagógica na educação. O processo de alfabetização vem sofrendo profundas transformações desde o inicio do seculo passado aos dias atuais, por isso analisamos também a contribuição de Emília Ferreiro ao processo de alfabetização. Nesse sentido, na perspectiva de ir nos tornando um professor reflexivo, buscaremos a luz da teoria obtida nesta investigação, refletir a minha própria pratica docente em turmas de Educação de Jovens e Adultos - EJA e a de outros professores, no intuito de identificar praticas que deverão ser fortalecidas (por serem condizentes com as exigências contemporâneas) e praticas que precisam serem (re)significadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos.pt_BR
dc.date.issued2007-05-10-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13247-
dc.date.accessioned2020-07-13T15:19:34Z-
dc.date.available2020-07-13-
dc.date.available2020-07-13T15:19:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDialogicidadept_BR
dc.subjectPráticas avaliativaspt_BR
dc.subjectAvaliação pedagógicapt_BR
dc.subjectSchool evaluationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectDialogicitypt_BR
dc.subjectEvaluative practicespt_BR
dc.subjectPedagogical evaluationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Pablo Neruda Farias de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeYouth and adult education: a brief look at the practice of adult literacy.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Pablo Neruda Farias. 59f. Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos. Monografia - (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PABLO NERUDA FARIAS DE LIMA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdfPablo Neruda Farias de Lima. Monografia Pedagogia. CFP 2007.2.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.