Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13246
Title: | Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa. |
Other Titles: | Learning assessment: giving a new meaning to evaluative practice. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Michelly Braz da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
Keywords: | Avaliação da aprendizagem;Prática avaliativa;Learning assessment;Evaluative practice |
Issue Date: | 10-May-2007 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Michelly Braz da. Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O trabalho de monografia que se desenvolve a seguir objetiva analisar a pratica avaliativa vivenciada na sala de aula, para a partir de então, buscar subsidies que possibilitem ao docente repensar e reorientar sua ação. Para melhor compreender como se da o processo de avaliação na sala de aula, alem de frequentes observações, contamos também como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de um questionário de 12 perguntas subjetivas, que contou com a colaboração das professaras da E. E E. I. E. F São Sebastião. A partir da analise das respostas obtidas foi possível perceber a imediata relação que os professores fazem entre avaliação e notas, bem como a dicotomia existente entre a teoria que apresentaram e a pratica que realmente vivenciam. Pratica esta que enfrenta grandes dificuldades como falta de material didático e apoio pedagógico, escola com estrutura física adequada, uma remuneração condizente com sua responsabilidade e importância social, que não lhe obriga a enfrentar a duplas ou ate mesmo triplas jornadas de trabalho, de modo que não disponha de tempo para planejar e avaliar sua ação, alem da ausência dos pais que pouco ou nada participam do processo de aprendizagem dos filhos, mas que por outro lado exigem da escola o que realmente lhes interessa: BOAS NOTAS. Mediante o exposto, acreditamos na possibilidade de contribuir para um refletir acerca da ação docente e dos desafios vivenciados na busca por uma avaliação que priorize a aprendizagem e não a mera aquisição de notas, que vise a descoberta de potencial, o desenvolvimento de um educando reflexivo que exerça sua cidadania de forma critica, mas participativa e não a seleção e exclusão destes. Esperamos com este trabalho abrir uma discussão acerca da avaliação de modo a contribuir de maneira significativa aos docentes. |
Keywords: | Avaliação da aprendizagem Prática avaliativa Learning assessment Evaluative practice |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13246 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MICHELLY BRAZ DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdf | Michelly Braz da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2007. | 2.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.