Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13246
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, M. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. | - |
dc.contributor.advisor1ID | AMARAL, M. G. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho de monografia que se desenvolve a seguir objetiva analisar a pratica avaliativa vivenciada na sala de aula, para a partir de então, buscar subsidies que possibilitem ao docente repensar e reorientar sua ação. Para melhor compreender como se da o processo de avaliação na sala de aula, alem de frequentes observações, contamos também como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de um questionário de 12 perguntas subjetivas, que contou com a colaboração das professaras da E. E E. I. E. F São Sebastião. A partir da analise das respostas obtidas foi possível perceber a imediata relação que os professores fazem entre avaliação e notas, bem como a dicotomia existente entre a teoria que apresentaram e a pratica que realmente vivenciam. Pratica esta que enfrenta grandes dificuldades como falta de material didático e apoio pedagógico, escola com estrutura física adequada, uma remuneração condizente com sua responsabilidade e importância social, que não lhe obriga a enfrentar a duplas ou ate mesmo triplas jornadas de trabalho, de modo que não disponha de tempo para planejar e avaliar sua ação, alem da ausência dos pais que pouco ou nada participam do processo de aprendizagem dos filhos, mas que por outro lado exigem da escola o que realmente lhes interessa: BOAS NOTAS. Mediante o exposto, acreditamos na possibilidade de contribuir para um refletir acerca da ação docente e dos desafios vivenciados na busca por uma avaliação que priorize a aprendizagem e não a mera aquisição de notas, que vise a descoberta de potencial, o desenvolvimento de um educando reflexivo que exerça sua cidadania de forma critica, mas participativa e não a seleção e exclusão destes. Esperamos com este trabalho abrir uma discussão acerca da avaliação de modo a contribuir de maneira significativa aos docentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa. | pt_BR |
dc.date.issued | 2007-05-10 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13246 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-13T14:59:14Z | - |
dc.date.available | 2020-07-13 | - |
dc.date.available | 2020-07-13T14:59:14Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Prática avaliativa | pt_BR |
dc.subject | Learning assessment | pt_BR |
dc.subject | Evaluative practice | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Michelly Braz da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Learning assessment: giving a new meaning to evaluative practice. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Michelly Braz da. Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MICHELLY BRAZ DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdf | Michelly Braz da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2007. | 2.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.