Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13216
Title: | Avaliação da aprendizagem na perspectiva da inclusão social do educando. |
Other Titles: | Evaluation of learning from the perspective of social inclusion of the student. |
???metadata.dc.creator???: | SOUZA, Geraldo Trajano de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | CAMPOS, Maria de Lourdes. |
Keywords: | Avaliação da aprendizagem;Inclusão social;Educação de jovens e adultos - EJA;Organização pedagógica;Educação e inclusão;Learning assessment;Social inclusion |
Issue Date: | 2007 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOUZA, Geraldo Trajano de. Avaliação da aprendizagem na perspectiva da inclusão social do educando. 2007. 99f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O estudo da temática "A avaliação da aprendizagem na perspectiva da inclusão social do educando", teve como objetivo discutir as dimensões teórico-práticas do processo avaliativo, com os educadores da EJA (Educação de Jovens e Adultos), na Escola Municipal Acadêmico Francisco Vidal de Moura, possibilitando um novo olhar das praticas avaliativas do cotidiano escolar, proporcionando a partir da analise das múltiplas perspectivas da avaliação, uma melhor compreensão da temática e, consequentemente, vivenciar os novos conhecimentos para aperfeiçoar a pratica docente. Para a realização dessa pesquisa, utilizou-se como instrumento o questionário de coleta de dados, contemplando os seguintes aspectos: concepções e funções da avaliação, praticas avaliativas e formação docente. Os resultados evidenciam um desencontro entre as dimensões teórico-praticas da avaliação, conforme os discursos e as falas dos professores que se distanciam bastante do processo avaliativo aplicado em sala de aula. E necessário, pois, repensar as praticas avaliativas dominantes na escola, uma vez que refletem concepções classificatória e seletiva de avaliação, herdeiras de uma visão positivista de escola e de sociedade. |
Keywords: | Avaliação da aprendizagem Inclusão social Educação de jovens e adultos - EJA Organização pedagógica Educação e inclusão Learning assessment Social inclusion |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13216 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GERALDO TRAJANO DE SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdf | Geraldo Trajano de Souza. Monografia Pedagogia. CFP 2007 | 3.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.