Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13207
Title: | Educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. |
Other Titles: | Mathematical education in the early grades of elementary school. |
???metadata.dc.creator???: | CARDOSO, Carlene Maria de Souza. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | MARTINS, Antônia Lis de Maria. |
Keywords: | Educação matemática;Matemática - ensino fundamental;Matemática - séries iniciais;Matemática - teoria e prática;Mathematical education;Mathematics - elementary school;Mathematics - initial series;Mathematics - theory and practice |
Issue Date: | 2007 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | CARDOSO, Carlene Maria de Souza. Educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. 2007. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O trabalho que realizamos surgiu da necessidade de compreender e analisar como ocorre o processo de ensino - aprendizagem da Matemática nas series iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Matias Duarte Rolim, Cajazeiras - PB. Para tanto, aplicamos um questionário com cinco professoras dessas series, a fim de conhecer como elas percebem a matemática em sala de aula, quais os limites e possibilidades de trabalho com a disciplina, como as crianças lidam com as atividades propostas durante a aula e de que modo o ensino da Matemática aconteceu na vida estudantil dessas professoras. A seguir, fizemos a analise dos questionários a partir da nossa compreensão e através de fundamentação teórica a partir da leitura de diferentes autores como: BORGES NETO, Hermínio & DIAS, Ana Maria Jório, Julho /95; D'Ambrosio, Ubiratan, 1996; MASIN, 1995; Tania Michel Pereira, 1989; NETO, Ernesto Rosa, 1994; SCHLIEMANN, Analucia Dias, 1995. Realizamos ainda um trabalho de campo com os alunos da segunda serie, com o intuito de colocar em pratica algumas propostas dos autores com os quais fizemos a fundamentação teórica. Diante desse trabalho constatamos que as crianças possuem muito conhecimento matemático trazido da sua vida cotidiana, porem ainda não conseguem fazer bem a relação entre este e o saber da escola. E necessário que a escola faga valer a questão de trabalhar a relação vida cotidiana e vida escolar. Com relação ao trabalho com as atividades lúdicas percebemos o quanta foi proveitoso, pois as crianças se mostraram bastantes participativas durante a realização das mesmas. Enfim, todo o percurso do nosso trabalho de pesquisa foi enaltecedor para nossa formação e pratica docente. |
Keywords: | Educação matemática Matemática - ensino fundamental Matemática - séries iniciais Matemática - teoria e prática Mathematical education Mathematics - elementary school Mathematics - initial series Mathematics - theory and practice |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13207 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CARLENE MARIA DE SOUZA CARDOSO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdf | Carlene Maria de Souza Cardoso. Monografia Pedagogia. CFP 2007. | 2.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.