Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13207
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | CARDOSO, C. M. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MARTINS, Antônia Lis de Maria. | - |
dc.contributor.advisor1ID | MARTINS, A. L. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho que realizamos surgiu da necessidade de compreender e analisar como ocorre o processo de ensino - aprendizagem da Matemática nas series iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Matias Duarte Rolim, Cajazeiras - PB. Para tanto, aplicamos um questionário com cinco professoras dessas series, a fim de conhecer como elas percebem a matemática em sala de aula, quais os limites e possibilidades de trabalho com a disciplina, como as crianças lidam com as atividades propostas durante a aula e de que modo o ensino da Matemática aconteceu na vida estudantil dessas professoras. A seguir, fizemos a analise dos questionários a partir da nossa compreensão e através de fundamentação teórica a partir da leitura de diferentes autores como: BORGES NETO, Hermínio & DIAS, Ana Maria Jório, Julho /95; D'Ambrosio, Ubiratan, 1996; MASIN, 1995; Tania Michel Pereira, 1989; NETO, Ernesto Rosa, 1994; SCHLIEMANN, Analucia Dias, 1995. Realizamos ainda um trabalho de campo com os alunos da segunda serie, com o intuito de colocar em pratica algumas propostas dos autores com os quais fizemos a fundamentação teórica. Diante desse trabalho constatamos que as crianças possuem muito conhecimento matemático trazido da sua vida cotidiana, porem ainda não conseguem fazer bem a relação entre este e o saber da escola. E necessário que a escola faga valer a questão de trabalhar a relação vida cotidiana e vida escolar. Com relação ao trabalho com as atividades lúdicas percebemos o quanta foi proveitoso, pois as crianças se mostraram bastantes participativas durante a realização das mesmas. Enfim, todo o percurso do nosso trabalho de pesquisa foi enaltecedor para nossa formação e pratica docente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13207 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-09T11:44:44Z | - |
dc.date.available | 2020-07-09 | - |
dc.date.available | 2020-07-09T11:44:44Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática - ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Matemática - séries iniciais | pt_BR |
dc.subject | Matemática - teoria e prática | pt_BR |
dc.subject | Mathematical education | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - elementary school | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - initial series | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - theory and practice | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CARDOSO, Carlene Maria de Souza. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematical education in the early grades of elementary school. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Carlene Maria de Souza. Educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. 2007. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CARLENE MARIA DE SOUZA CARDOSO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdf | Carlene Maria de Souza Cardoso. Monografia Pedagogia. CFP 2007. | 2.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.