Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13201
Title: | Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico. |
Other Titles: | Learning assessment: a diagnostic process. |
???metadata.dc.creator???: | ARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares. XAVIER, Maria Sá Felizmino. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Maria Janete de. |
Keywords: | Avaliação educacional;Aprendizagem educacional;Sucesso escolar;Fracasso escolar;Educational assessment;Educational learning;School success;School failure |
Issue Date: | 4-Apr-2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares; XAVIER, Maria Sá Felizmino. Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho tem por tema: Avaliação da aprendizagem: um processo diagnostico. Partindo da compreensão de que a avaliação e processo complexo, ou seja, um problema que aflige tanto os professores quantos aos alunos, portanto requer preparo para lidar com ele, visto que, a escola utiliza-se deste processo para verificar a eficacia do ensino aprendizagem, enfrentando os desafios na busca por melhores formas de avaliar seus alunos. Nessa perspectiva e que sentimos a necessidade de aprofundarmos o estudo a cerca dessa temática para tanto escolhermos a Escola Normal Estadual Ministro Jose Américo de Almeida na cidade de São João do Rio do Peixe - PB. Com oito professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental que responderam o questionário. Os dados foram obtidos através de entrevistas, observação e regência. Nos capítulos I e II fazemos uma revisão bibliográfica das obras mais importantes sobre o ato de avaliar que e essencial na construção do estudo. Esta revisão foi complementada por um estudo de caso sobre a avaliação na escola. No capitulo III consta a analise dos dados da pesquisa realizada. A analise de dados tem como finalidade descobrir o que e realmente relevante para uma tomada de decisões e serve também para mostrar para qual problema, e qual realidade devem-se direcionar os objetivos desse trabalho. Construindo algumas sugestões que venha amenizar as dificuldades encontradas pelos docentes para desenvolver a avaliação tendo o aluno como sujeito co-responsável pelo sucesso dessas atividades. No capitulo IV, por fim, fazemos as considerações finais do trabalho realizado junto as professoras sobre a temática a avaliação da aprendizagem. Relatamos os resultados da pesquisa e que contribuições trouxeram para nossa formação enquanto profissionais da educação. |
Keywords: | Avaliação educacional Aprendizagem educacional Sucesso escolar Fracasso escolar Educational assessment Educational learning School success School failure |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13201 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ROSALIA ALMEIDA TAVARES ARAÚJO, MARIA SÁ FELIZMINO XAVIER. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdf | Rosalia Almeida Tavares Araújo; Maria Sá Felizmino Xavier. Monografia Pedagogia. CFP 2008. | 1.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.