Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13201
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | ARAÚJO, R. A. T. | pt_BR |
dc.creator.ID | XAVIER, M. S. F. | - |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Maria Janete de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, M. J. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por tema: Avaliação da aprendizagem: um processo diagnostico. Partindo da compreensão de que a avaliação e processo complexo, ou seja, um problema que aflige tanto os professores quantos aos alunos, portanto requer preparo para lidar com ele, visto que, a escola utiliza-se deste processo para verificar a eficacia do ensino aprendizagem, enfrentando os desafios na busca por melhores formas de avaliar seus alunos. Nessa perspectiva e que sentimos a necessidade de aprofundarmos o estudo a cerca dessa temática para tanto escolhermos a Escola Normal Estadual Ministro Jose Américo de Almeida na cidade de São João do Rio do Peixe - PB. Com oito professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental que responderam o questionário. Os dados foram obtidos através de entrevistas, observação e regência. Nos capítulos I e II fazemos uma revisão bibliográfica das obras mais importantes sobre o ato de avaliar que e essencial na construção do estudo. Esta revisão foi complementada por um estudo de caso sobre a avaliação na escola. No capitulo III consta a analise dos dados da pesquisa realizada. A analise de dados tem como finalidade descobrir o que e realmente relevante para uma tomada de decisões e serve também para mostrar para qual problema, e qual realidade devem-se direcionar os objetivos desse trabalho. Construindo algumas sugestões que venha amenizar as dificuldades encontradas pelos docentes para desenvolver a avaliação tendo o aluno como sujeito co-responsável pelo sucesso dessas atividades. No capitulo IV, por fim, fazemos as considerações finais do trabalho realizado junto as professoras sobre a temática a avaliação da aprendizagem. Relatamos os resultados da pesquisa e que contribuições trouxeram para nossa formação enquanto profissionais da educação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008-04-04 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13201 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-08T16:26:28Z | - |
dc.date.available | 2020-07-08 | - |
dc.date.available | 2020-07-08T16:26:28Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem educacional | pt_BR |
dc.subject | Sucesso escolar | pt_BR |
dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject | Educational assessment | pt_BR |
dc.subject | Educational learning | pt_BR |
dc.subject | School success | pt_BR |
dc.subject | School failure | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares. | - |
dc.creator | XAVIER, Maria Sá Felizmino. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Learning assessment: a diagnostic process. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares; XAVIER, Maria Sá Felizmino. Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ROSALIA ALMEIDA TAVARES ARAÚJO, MARIA SÁ FELIZMINO XAVIER. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdf | Rosalia Almeida Tavares Araújo; Maria Sá Felizmino Xavier. Monografia Pedagogia. CFP 2008. | 1.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.