Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13200
Title: | O Processo de construção da leitura e da escrita na escola. |
Other Titles: | The process of building reading and writing at school. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Roseane Braga da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | CAMPOS, Maria de Lourdes. |
Keywords: | Leitura e escrita- ensino;Ler- dificuldades;Escrever- dificuldades;Prática educativa- leitura e escritas;Reading and writing - teaching;Read- difficulties;Writing difficulties;Educational practice - reading and writing |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Roseane Braga da. O Processo de construção da leitura e da escrita na escola. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A importância do tema leitura e escrita na vida do homem da sociedade capitalista vigente suscitam inúmeras discussões. Estas discussões foram analisadas e reconhecidas através da pratica educativa que teve lugar na escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Costa e Silva, Cajazeiras - PB. Com o objetivo de analisar a deficiência do ato de ler e escrever na l a serie do ensino fundamental, estas discussões se fazem objeto de estudo deste trabalho, que certamente contribuirá para conscientizar o profissional em educação, da necessidade de redimensionar os procedimentos metodológicos que envolvem a construção deste saber. Neste estudo, priorizou-se como fundamentação teórica, vários estudiosos do tema, tais como: Paulo Freire, Maria Helena Martins, Ana Teberosky e Teresa Colomer, Emilia Ferreiro. Nukacia Almeida, Aurea Zavan e Luis Carlos Cagliari. Para a realização desta pesquisa, optamos pela utilização do questionário como instrumento de coleta de dados. As perguntas inseridas neste instrumento de pesquisa, voltaram-se para a compreensão dos procedimentos utilizados pelos educadores no sentido de tornar eficaz o processo do ensino aprendizagem do ato de ler e escrever. Os resultados, mostram a deficiência e a necessidade urgente de que sejam tomadas medidas eficazes no sentido de superar as dificuldades que permeiam este aprendizado. |
Keywords: | Leitura e escrita- ensino Ler- dificuldades Escrever- dificuldades Prática educativa- leitura e escritas Reading and writing - teaching Read- difficulties Writing difficulties Educational practice - reading and writing |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13200 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ROSEANE BRAGA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdf | Roseane Braga da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2008. | 2.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.