Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13200
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, R. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | CAMPOS, Maria de Lourdes. | - |
dc.contributor.advisor1ID | CAMPOS, M. L. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/709435374248625 | pt_BR |
dc.description.resumo | A importância do tema leitura e escrita na vida do homem da sociedade capitalista vigente suscitam inúmeras discussões. Estas discussões foram analisadas e reconhecidas através da pratica educativa que teve lugar na escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Costa e Silva, Cajazeiras - PB. Com o objetivo de analisar a deficiência do ato de ler e escrever na l a serie do ensino fundamental, estas discussões se fazem objeto de estudo deste trabalho, que certamente contribuirá para conscientizar o profissional em educação, da necessidade de redimensionar os procedimentos metodológicos que envolvem a construção deste saber. Neste estudo, priorizou-se como fundamentação teórica, vários estudiosos do tema, tais como: Paulo Freire, Maria Helena Martins, Ana Teberosky e Teresa Colomer, Emilia Ferreiro. Nukacia Almeida, Aurea Zavan e Luis Carlos Cagliari. Para a realização desta pesquisa, optamos pela utilização do questionário como instrumento de coleta de dados. As perguntas inseridas neste instrumento de pesquisa, voltaram-se para a compreensão dos procedimentos utilizados pelos educadores no sentido de tornar eficaz o processo do ensino aprendizagem do ato de ler e escrever. Os resultados, mostram a deficiência e a necessidade urgente de que sejam tomadas medidas eficazes no sentido de superar as dificuldades que permeiam este aprendizado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | O Processo de construção da leitura e da escrita na escola. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13200 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-08T16:11:38Z | - |
dc.date.available | 2020-07-08 | - |
dc.date.available | 2020-07-08T16:11:38Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita- ensino | pt_BR |
dc.subject | Ler- dificuldades | pt_BR |
dc.subject | Escrever- dificuldades | pt_BR |
dc.subject | Prática educativa- leitura e escritas | pt_BR |
dc.subject | Reading and writing - teaching | pt_BR |
dc.subject | Read- difficulties | pt_BR |
dc.subject | Writing difficulties | pt_BR |
dc.subject | Educational practice - reading and writing | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Roseane Braga da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The process of building reading and writing at school. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Roseane Braga da. O Processo de construção da leitura e da escrita na escola. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ROSEANE BRAGA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdf | Roseane Braga da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2008. | 2.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.