Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13186
Title: | Leitura: uma complexa atividade de aprendizagem. |
Other Titles: | Reading: a complex learning activity. |
???metadata.dc.creator???: | GOMES, Maria José Lourenço. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Maria Janete de. |
Keywords: | Leitura - metodologia de ensino;Prática de leitura;Aprendizagem de leitura;Reading - teaching methodology;Reading practice;Learning to read |
Issue Date: | 5-Apr-2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | GOMES, Maria José Lourenço. Leitura: uma complexa atividade de aprendizagem. 2008. 73f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este estudo desenvolvido na E. E. E. I. E. F. Cônego Manoel Jácome, localizada na cidade de São João do Rio do Peixe - PB, tem como escopo mostrar a relevância da leitura no desenvolvimento intelectual dos indivíduos, dando enfase a sua influencia na aprendizagem dos alunos. Partiu-se do pressuposto de que os conceitos de leitura, geralmente difundidos na escola, restringem o papel desta atividade na vida dos alunos, fazendo com que surjam muitos obstáculos para o pleno desenvolvimento de suas capacidades intelectuais. Com o objetivo de fornecer um conceito amplo de leitura e de modificar as praticas de leitura desmotivadoras, dentro e fora da escola. O presente estudo pretende indicar quais as metodologias, atividades e materiais que proporcionam uma péssima visão sobre leitura e que acabam prejudicando a vida dos indivíduos. Para isso, utilizou-se da pesquisa de campo e da analise quantitativa e qualitativa de dados, assim como também da revisão bibliográfica de autores como Foucambert, Martins, Zilberman e muitos outros. Primeiro, realizou-se um apanhado sobre diversos aspectos da atividade de leitura, a fim de apresentar a leitura como fundamento do conhecimento, e em seguida, foram averiguados os dados colhidos através de questionários e observações, e feita uma analise dos seus resultados. Ao final, é possível entender que uma visão mais ampla sobre a atividade de leitura pode ajudar os indivíduos a desenvolver suas potencialidades intelectuais e que, portanto, esta atividade, merece uma atenção especial por parte de educadores e alunos, que precisam compreender que apesar de complexa, esta atividade e indispensável para quem anseia uma educação de qualidade. |
Keywords: | Leitura - metodologia de ensino Prática de leitura Aprendizagem de leitura Reading - teaching methodology Reading practice Learning to read |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13186 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA JOSÉ LOURENÇO GOMES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdf | Maria José Lourenço Gomes. Monografia Pedagogia. CFP 2008. | 5.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.