Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13186
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | GOMES, M. J. L. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Maria Janete de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, M. J. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo desenvolvido na E. E. E. I. E. F. Cônego Manoel Jácome, localizada na cidade de São João do Rio do Peixe - PB, tem como escopo mostrar a relevância da leitura no desenvolvimento intelectual dos indivíduos, dando enfase a sua influencia na aprendizagem dos alunos. Partiu-se do pressuposto de que os conceitos de leitura, geralmente difundidos na escola, restringem o papel desta atividade na vida dos alunos, fazendo com que surjam muitos obstáculos para o pleno desenvolvimento de suas capacidades intelectuais. Com o objetivo de fornecer um conceito amplo de leitura e de modificar as praticas de leitura desmotivadoras, dentro e fora da escola. O presente estudo pretende indicar quais as metodologias, atividades e materiais que proporcionam uma péssima visão sobre leitura e que acabam prejudicando a vida dos indivíduos. Para isso, utilizou-se da pesquisa de campo e da analise quantitativa e qualitativa de dados, assim como também da revisão bibliográfica de autores como Foucambert, Martins, Zilberman e muitos outros. Primeiro, realizou-se um apanhado sobre diversos aspectos da atividade de leitura, a fim de apresentar a leitura como fundamento do conhecimento, e em seguida, foram averiguados os dados colhidos através de questionários e observações, e feita uma analise dos seus resultados. Ao final, é possível entender que uma visão mais ampla sobre a atividade de leitura pode ajudar os indivíduos a desenvolver suas potencialidades intelectuais e que, portanto, esta atividade, merece uma atenção especial por parte de educadores e alunos, que precisam compreender que apesar de complexa, esta atividade e indispensável para quem anseia uma educação de qualidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Leitura: uma complexa atividade de aprendizagem. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008-04-05 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13186 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-08T09:57:43Z | - |
dc.date.available | 2020-07-08 | - |
dc.date.available | 2020-07-08T09:57:43Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura - metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Prática de leitura | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de leitura | pt_BR |
dc.subject | Reading - teaching methodology | pt_BR |
dc.subject | Reading practice | pt_BR |
dc.subject | Learning to read | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | GOMES, Maria José Lourenço. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading: a complex learning activity. | pt_BR |
dc.identifier.citation | GOMES, Maria José Lourenço. Leitura: uma complexa atividade de aprendizagem. 2008. 73f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA JOSÉ LOURENÇO GOMES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdf | Maria José Lourenço Gomes. Monografia Pedagogia. CFP 2008. | 5.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.