Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13152
Title: | Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola. |
Other Titles: | Learning assessment: the evaluative practice still present in the school. |
???metadata.dc.creator???: | ABRANTES, Arinalda Brasil. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
Keywords: | Aprendizagem educacional;Avaliação educacional;Prática avaliativa;Processo ensino - aprendizagem;Prática docente;Educational learning;Educational assessment;Evaluative practice;Teaching - learning process;Teaching practice |
Issue Date: | 5-Apr-2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ABRANTES, Arinalda Brasil. Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola. 2008. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
???metadata.dc.description.resumo???: | 0 estudo da temática Availiação da Aprendizagem teve como objetivo analisar o processo avaliativo e as praticas desenvolvidas na Escola Estadual Antonio Teodoro Neto, localizado no município de Sousa - PB. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário com questões abertas e fechadas, aplicados com 05 professores da escola. Os dados foram coletados e posteriormente analisados a luz dos métodos quantitativo e qualitativo. As avaliações praticadas nas escolas publicas ainda não atendem aos interesses reais dos alunos. Desse modo, tornando o processo avaliativo um momento constrangedor para educando e educadores, pois ambos desconhecem a importância e a real finalidade da avaliação dentro do processo ensino-aprendizagem. As questões do questionário foram: Os professores gostam de avaliar os alunos; dificuldades enfrentadas para avaliar os alunos; quando avaliam os alunos; instrumentos utilizados para avaliar os alunos; aspecto que os professores consideram ao avaliar os alunos; concepções avaliativas dos professores; como se processa a recuperação dos conteúdos e quais os objetivos da avaliação. Os resultados da pesquisa apontam que alguns professores compreendem o processo avaliativo como aferição de capacidades e verificação de objetivos propostos, esboçando assim, uma concepção classificatória da avaliação, dificultando assim, o processo de construção do conhecimento, mas, por outro lado, constata-se também anseios de mudanças das praticas docentes o que possibilita avango no que diz respeito a superação das dificuldades do processo ensino aprendizagem. |
Keywords: | Aprendizagem educacional Avaliação educacional Prática avaliativa Processo ensino - aprendizagem Prática docente Educational learning Educational assessment Evaluative practice Teaching - learning process Teaching practice |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13152 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARINALDA BRASIL ABRANTES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdf | Arinalda Brasil Abrantes. Monografia Pedagogia. CFP 2008. | 3.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.