Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13152
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | ABRANTES, A. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. | - |
dc.contributor.advisor1ID | AMARAL, M. G. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 | pt_BR |
dc.description.resumo | 0 estudo da temática Availiação da Aprendizagem teve como objetivo analisar o processo avaliativo e as praticas desenvolvidas na Escola Estadual Antonio Teodoro Neto, localizado no município de Sousa - PB. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário com questões abertas e fechadas, aplicados com 05 professores da escola. Os dados foram coletados e posteriormente analisados a luz dos métodos quantitativo e qualitativo. As avaliações praticadas nas escolas publicas ainda não atendem aos interesses reais dos alunos. Desse modo, tornando o processo avaliativo um momento constrangedor para educando e educadores, pois ambos desconhecem a importância e a real finalidade da avaliação dentro do processo ensino-aprendizagem. As questões do questionário foram: Os professores gostam de avaliar os alunos; dificuldades enfrentadas para avaliar os alunos; quando avaliam os alunos; instrumentos utilizados para avaliar os alunos; aspecto que os professores consideram ao avaliar os alunos; concepções avaliativas dos professores; como se processa a recuperação dos conteúdos e quais os objetivos da avaliação. Os resultados da pesquisa apontam que alguns professores compreendem o processo avaliativo como aferição de capacidades e verificação de objetivos propostos, esboçando assim, uma concepção classificatória da avaliação, dificultando assim, o processo de construção do conhecimento, mas, por outro lado, constata-se também anseios de mudanças das praticas docentes o que possibilita avango no que diz respeito a superação das dificuldades do processo ensino aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008-04-05 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13152 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T10:26:49Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06 | - |
dc.date.available | 2020-07-06T10:26:49Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem educacional | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Prática avaliativa | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Educational learning | pt_BR |
dc.subject | Educational assessment | pt_BR |
dc.subject | Evaluative practice | pt_BR |
dc.subject | Teaching - learning process | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ABRANTES, Arinalda Brasil. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Learning assessment: the evaluative practice still present in the school. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ABRANTES, Arinalda Brasil. Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola. 2008. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARINALDA BRASIL ABRANTES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdf | Arinalda Brasil Abrantes. Monografia Pedagogia. CFP 2008. | 3.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.