Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13151
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, E. M. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Maria Janete de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, M. J. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como tema central leitura um olhar reflexivo entre teoria e pratica no contexto escolar, realizado na Escola E.E.I.E.F. Padre Aristides Ferreira da Cruz, localizada na cidade de Aguiar com alunos do 5°. Portanto, considerando as indicações de alguns teóricos sobre a formação do leitor e analisando a dicotomia do desenvolvimento da leitura em sala de aula. Com o objetivo de despertar o habito e gosto pela leitura nos educandos, visto minimizar as dificuldades dos mesmos no que se refere ao processo de formação enquanto leitores. E sabido que nos tempos atuais a leitura tornou-se um meio de comunicação muito importante entre os "mundos", devido ao seu valor social como também ao desenvolvimento do intelecto humano, pois, a pessoa que e leitor ativo, tem mais conhecimentos, se expressa de forma clara e coerente. Em vista disso, faz-se necessário que educadores tenham uma boa formação para inserir em suas aulas metodologias direcionada a leitura para oferecer aos educandos varias possibilidades de despertar o habito e o gosto pela leitura. A intervenção do professor em toda e qualquer atividade e de fundamental importância para o exito do trabalho e do aluno, e as atividades devem ser portadoras de desafios e devem, acima de tudo, possibilitar ao aluno a utilização de seus conhecimentos prévios. Sendo assim, e de grande valia que os recursos didáticos sejam bem selecionados pelos educadores, contendo uma vasta e ampla diversidade de textos, isto significa que não basta apenas a atividade ser interessante e inovadora, ela precisa ser criteriosamente planejada para favorecer a construção de conhecimentos, auxiliando, dessa forma, no processo ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Leitura: um olhar reflexivo entre teoria e prática no contexto escolar. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008-04-05 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13151 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T09:51:54Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06 | - |
dc.date.available | 2020-07-06T09:51:54Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Ensino de leitura | pt_BR |
dc.subject | hábito de leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitor | pt_BR |
dc.subject | Leitura - metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Leitura - prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Reading teaching | pt_BR |
dc.subject | Reading habit | pt_BR |
dc.subject | Reader training | pt_BR |
dc.subject | Reading - teaching methodology | pt_BR |
dc.subject | Reading - teaching practice | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Elvira Maria Batista da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading: a reflective look between theory and practice in the school context. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Elvira Maria Batista da. Leitura: um olhar reflexivo entre teoria e prática no contexto escolar. 2008. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) -Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ELVIRA MARIA BATISTA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdf | Elvira Maria Batista da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2008. | 2.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.