Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13109
Title: | Um olhar sobre a história veiculada em sala de aula. |
Other Titles: | A look at the story conveyed in the classroom. |
???metadata.dc.creator???: | ABRANTES, Maria das Graças de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Idelsuite de Sousa. |
Keywords: | História - ensino;História - concepção de alunos;Sujeito histórico;História veiculada;History - teaching;History - conception of students;Historical subject;Story served |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ABRANTES, Maria das Graças de. Um olhar sobre a história veiculada em sala de aula. 2009. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A historia veiculada em sala de aula pode constituir-se em importante espaço de discussão sobre a formação do aluno com o sujeito histórico e cidadão responsável pelo destino da sua historia e da sua sociedade em que vive. Este trabalho e resultado de uma pesquisa acerca da historia veiculada em sala de aula. O referido estudo tem como objetivo compreender a percepção dos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental sobre a historia ensinada e aprendida em sala de aula, no desenvolvimento do seu processo de escolarização. Para atingir tal proposito foram utilizados, para coletar os dados, dois instrumentos, quais sejam: o questionário e a entrevista. O questionário, composto por questões objetivas e subjetivas, buscou captar informações gerais sobre a disciplina historia, no que se refere ao seu ensino e aprendizagem. A entrevista, realizada através do grupo focal, buscou aprofundar o entendimento dos alunos sobre a historia veiculada em sala de aula e a sua compreensão como sujeito histórico. Os resultados indicam que os alunos compreendem a historia como uma disciplina que estuda fatos e personagens do passado, resumindo-a ao estudo de datas comemorativas. Conclui-se que os alunos tem uma noção restrita da ciência histórica, resultado da forma como a disciplina e veiculada em sala de aula. Os referidos alunos consideram a historia como algo realizado por outros, distanciando-se da possibilidade de agirem como sujeitos históricos. |
Keywords: | História - ensino História - concepção de alunos Sujeito histórico História veiculada History - teaching History - conception of students Historical subject Story served |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13109 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA DAS GRAÇAS DE ABRANTES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Maria das Graças de Abrantes. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 1.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.