Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13109
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | ABRANTES, M. G. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4152033150589682 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Idelsuite de Sousa. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, I. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5231433017552287 | pt_BR |
dc.description.resumo | A historia veiculada em sala de aula pode constituir-se em importante espaço de discussão sobre a formação do aluno com o sujeito histórico e cidadão responsável pelo destino da sua historia e da sua sociedade em que vive. Este trabalho e resultado de uma pesquisa acerca da historia veiculada em sala de aula. O referido estudo tem como objetivo compreender a percepção dos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental sobre a historia ensinada e aprendida em sala de aula, no desenvolvimento do seu processo de escolarização. Para atingir tal proposito foram utilizados, para coletar os dados, dois instrumentos, quais sejam: o questionário e a entrevista. O questionário, composto por questões objetivas e subjetivas, buscou captar informações gerais sobre a disciplina historia, no que se refere ao seu ensino e aprendizagem. A entrevista, realizada através do grupo focal, buscou aprofundar o entendimento dos alunos sobre a historia veiculada em sala de aula e a sua compreensão como sujeito histórico. Os resultados indicam que os alunos compreendem a historia como uma disciplina que estuda fatos e personagens do passado, resumindo-a ao estudo de datas comemorativas. Conclui-se que os alunos tem uma noção restrita da ciência histórica, resultado da forma como a disciplina e veiculada em sala de aula. Os referidos alunos consideram a historia como algo realizado por outros, distanciando-se da possibilidade de agirem como sujeitos históricos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre a história veiculada em sala de aula. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13109 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T09:48:51Z | - |
dc.date.available | 2020-07-02 | - |
dc.date.available | 2020-07-02T09:48:51Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | História - ensino | pt_BR |
dc.subject | História - concepção de alunos | pt_BR |
dc.subject | Sujeito histórico | pt_BR |
dc.subject | História veiculada | pt_BR |
dc.subject | History - teaching | pt_BR |
dc.subject | History - conception of students | pt_BR |
dc.subject | Historical subject | pt_BR |
dc.subject | Story served | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ABRANTES, Maria das Graças de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | A look at the story conveyed in the classroom. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ABRANTES, Maria das Graças de. Um olhar sobre a história veiculada em sala de aula. 2009. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA DAS GRAÇAS DE ABRANTES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Maria das Graças de Abrantes. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 1.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.