Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13109
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDABRANTES, M. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4152033150589682pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Idelsuite de Sousa.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5231433017552287pt_BR
dc.description.resumoA historia veiculada em sala de aula pode constituir-se em importante espaço de discussão sobre a formação do aluno com o sujeito histórico e cidadão responsável pelo destino da sua historia e da sua sociedade em que vive. Este trabalho e resultado de uma pesquisa acerca da historia veiculada em sala de aula. O referido estudo tem como objetivo compreender a percepção dos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental sobre a historia ensinada e aprendida em sala de aula, no desenvolvimento do seu processo de escolarização. Para atingir tal proposito foram utilizados, para coletar os dados, dois instrumentos, quais sejam: o questionário e a entrevista. O questionário, composto por questões objetivas e subjetivas, buscou captar informações gerais sobre a disciplina historia, no que se refere ao seu ensino e aprendizagem. A entrevista, realizada através do grupo focal, buscou aprofundar o entendimento dos alunos sobre a historia veiculada em sala de aula e a sua compreensão como sujeito histórico. Os resultados indicam que os alunos compreendem a historia como uma disciplina que estuda fatos e personagens do passado, resumindo-a ao estudo de datas comemorativas. Conclui-se que os alunos tem uma noção restrita da ciência histórica, resultado da forma como a disciplina e veiculada em sala de aula. Os referidos alunos consideram a historia como algo realizado por outros, distanciando-se da possibilidade de agirem como sujeitos históricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleUm olhar sobre a história veiculada em sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13109-
dc.date.accessioned2020-07-02T09:48:51Z-
dc.date.available2020-07-02-
dc.date.available2020-07-02T09:48:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistória - ensinopt_BR
dc.subjectHistória - concepção de alunospt_BR
dc.subjectSujeito históricopt_BR
dc.subjectHistória veiculadapt_BR
dc.subjectHistory - teachingpt_BR
dc.subjectHistory - conception of studentspt_BR
dc.subjectHistorical subjectpt_BR
dc.subjectStory servedpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorABRANTES, Maria das Graças de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA look at the story conveyed in the classroom.pt_BR
dc.identifier.citationABRANTES, Maria das Graças de. Um olhar sobre a história veiculada em sala de aula. 2009. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DAS GRAÇAS DE ABRANTES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfMaria das Graças de Abrantes. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 1.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.