Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13095
Title: | Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. |
Other Titles: | Assessment of learning in the early years of elementary school. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Ligia Maria Beserra de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SANTOS, Risomar Alves dos. |
Keywords: | Aprendizagem educacional;Avaliação educacional;Prática avaliativa;Educational learning;Educational assessment;Evaluative practice |
Issue Date: | 27-Feb-2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Ligia Maria Beserra Lima de. Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A avaliação escolar continua a ser considerada um processo complexo e, por isso, passível de varias reflexões. Este estudo compõe-se de uma pesquisa bibliográfica referente ao tema avaliação escolar que tem por objetivo responder a uma serie de considerações acerca dos elementos que caracterizam a pratica avaliativa na escola. Para tanto, foram utilizados a observação em sala de aula e aplicação de dois questionários: um direcionado aos professores, constituído de oito questões e outro direcionado aos alunos do quarto ano, constituído de quatro quesitos. Para a analise das respostas obtidas, foram utilizadas informações acerca de conceitos e perspectivas existentes a luz de teóricos como Luckesi (2006), Hoffmann (1995), Lima (1994), Freire (1979) entre outros que se dedicaram a esta causa. As teorias destes autores mostram caminhos para esclarecimentos das demandas que permeiam os estudos sobre a avaliação escolar numa perspectiva transformadora dos métodos avaliativos. Conferir somente a escola o papel e a responsabilidade, culpando-a pelos tropeços do processo avaliativo e acreditar que a educação esta desvinculada do ambiente social. Nesta perspectiva, considera-se de grande relevância a pratica em sala de aula das teorias sobre a avaliação em sala de aula, para que se tome possível os educadores espalharem frutos que terão como consequência maiores conhecimentos e melhor aprendizagem. |
Keywords: | Aprendizagem educacional Avaliação educacional Prática avaliativa Educational learning Educational assessment Evaluative practice |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13095 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LIGIA MARIA BESERRA LIMA DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Ligia Maria Beserra Lima de Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 2.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.