Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13095
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | OLIVEIRA, L. M. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SANTOS, Risomar Alves dos. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SANTOS, R. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 | pt_BR |
dc.description.resumo | A avaliação escolar continua a ser considerada um processo complexo e, por isso, passível de varias reflexões. Este estudo compõe-se de uma pesquisa bibliográfica referente ao tema avaliação escolar que tem por objetivo responder a uma serie de considerações acerca dos elementos que caracterizam a pratica avaliativa na escola. Para tanto, foram utilizados a observação em sala de aula e aplicação de dois questionários: um direcionado aos professores, constituído de oito questões e outro direcionado aos alunos do quarto ano, constituído de quatro quesitos. Para a analise das respostas obtidas, foram utilizadas informações acerca de conceitos e perspectivas existentes a luz de teóricos como Luckesi (2006), Hoffmann (1995), Lima (1994), Freire (1979) entre outros que se dedicaram a esta causa. As teorias destes autores mostram caminhos para esclarecimentos das demandas que permeiam os estudos sobre a avaliação escolar numa perspectiva transformadora dos métodos avaliativos. Conferir somente a escola o papel e a responsabilidade, culpando-a pelos tropeços do processo avaliativo e acreditar que a educação esta desvinculada do ambiente social. Nesta perspectiva, considera-se de grande relevância a pratica em sala de aula das teorias sobre a avaliação em sala de aula, para que se tome possível os educadores espalharem frutos que terão como consequência maiores conhecimentos e melhor aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009-02-27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13095 | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-30T18:49:59Z | - |
dc.date.available | 2020-06-26 | - |
dc.date.available | 2020-06-30T18:49:59Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem educacional | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Prática avaliativa | pt_BR |
dc.subject | Educational learning | pt_BR |
dc.subject | Educational assessment | pt_BR |
dc.subject | Evaluative practice | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | OLIVEIRA, Ligia Maria Beserra de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Assessment of learning in the early years of elementary school. | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ligia Maria Beserra Lima de. Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LIGIA MARIA BESERRA LIMA DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Ligia Maria Beserra Lima de Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 2.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.