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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13085
Title: | Educação em direitos humanos: fundamentos pedagógicos e estatutos da cidadania no espaço escolar. |
Other Titles: | Human rights education: pedagogical foundations and statutes of citizenship in the school space. |
???metadata.dc.creator???: | SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | GALVÃO, Lilian Kelly de Sousa. |
Keywords: | Educação-direitos humanos;Cidadania;Direitos humanos;Relações internacionais;Educação em direitos humanos;Education-human rights;Citizenship;Human rights;International relations;Human rights education |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Educação em direitos humanos: fundamentos pedagógicos e estatutos da cidadania no espaço escolar. 116f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho monográfico se orienta pela perspectiva de apresentar o processo de constituição teórico-metodológica e execução de uma pesquisa de campo que teve como objetivo principal investigar a inserção dos Direitos Humanos (DH) enquanto conteúdo conceitual e parâmetro metodológico nas praticas de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desdobrados da investigação condutora, buscou-se efetivar os objetivos de: (a) verificar o conhecimento que alunos do ensino fundamental tem assimilado acerca de conteúdos correlatos aos direitos humanos; (b) compreender como se processam as relações interpessoais desses sujeitos a partir da presença/ausência dos direitos humanos, enquanto parâmetro de convivência coletiva no contexto das violências; (c) analisar as possibilidades de inserção do conteúdo conceitual referente ao campo dos direitos humanos no currículo escolar para o ensino fundamental; (d) investigar as metodologias didático-pedagógicas nas quais os direitos humanos se condensem como parâmetro de execução. A coleta de dados se deu por intermédio de uma pesquisa-ação que integrou as técnicas de aplicação de questionário semi estruturado a alunos do 5° ano de uma escola publica no município de Cajazeiras - PB, e a observação participante em dois estágios subsequentes: sondagem inicial e execução de um programa de intervenção docente executado ao longo de 20 (vinte) dias no contexto locus da pesquisa. Em relação ao primeiro estagio, observou-se que as representações dos DH pelos sujeitos pesquisados, identificadas através do questionário semi-estruturado, apresentam um grau acentuado de incipiência, quando da indiferenciado entre direito e dever. Os sujeitos declararam ter praticado praticas de violência retaliativa, o que proporcionou uma primeira aproximação com a realidade das praticas cotidianas as quais vivenciam, E no ritmo cotidiano das vivências escolares que os sujeitos expressam com maior naturalidade suas crenças, motivações e sentidos manifestados nos comportamentos praticados através da linguagem corporal, da verbalização, dos afetos e desafetos, das possibilidades de aproximação entre os pares, enfim, dos elementos constitutivos da dinâmica inter-relacional que marca o ambiente de aprendizagens escolares. Por intermédio do Programa de Intervenção de Educação em Direitos Humanos, foram realizadas e investigadas atividades para estudos inter transdisciplinares de temáticas concementes ao campo dos DH, desenvolvimento de dinâmicas e jogos coletivos nos quais se oportunizou a aquisição de conhecimentos e valores que expressem os paradigmas dos DH, e execução de Atos de Formação e procedimentos didático metodológicos (planejamento e avaliação educacionais) das diversas áreas disciplinares do currículo escolar. Os resultados indicam que a significação positiva dos DH acontece quando o sujeito percebe a vinculação entre os princípios que perpassam estes direitos com o entorno sócio-cultural no qual esta inserido e representa possibilidades de cidadania e emancipação humana face as situações de violação de direitos as quais estio expostos, resultando no estabelecimento de um compromisso conjunto e vontade politica de mudança social. |
Keywords: | Educação-direitos humanos Cidadania Direitos humanos Relações internacionais Educação em direitos humanos Education-human rights Citizenship Human rights International relations Human rights education |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13085 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
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