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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13085
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | SEVERO, J. L. R. L. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1461468952362951 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | GALVÃO, Lilian Kelly de Sousa. | - |
dc.contributor.advisor1ID | GALVÃO, L. K. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1813864142204954 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico se orienta pela perspectiva de apresentar o processo de constituição teórico-metodológica e execução de uma pesquisa de campo que teve como objetivo principal investigar a inserção dos Direitos Humanos (DH) enquanto conteúdo conceitual e parâmetro metodológico nas praticas de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desdobrados da investigação condutora, buscou-se efetivar os objetivos de: (a) verificar o conhecimento que alunos do ensino fundamental tem assimilado acerca de conteúdos correlatos aos direitos humanos; (b) compreender como se processam as relações interpessoais desses sujeitos a partir da presença/ausência dos direitos humanos, enquanto parâmetro de convivência coletiva no contexto das violências; (c) analisar as possibilidades de inserção do conteúdo conceitual referente ao campo dos direitos humanos no currículo escolar para o ensino fundamental; (d) investigar as metodologias didático-pedagógicas nas quais os direitos humanos se condensem como parâmetro de execução. A coleta de dados se deu por intermédio de uma pesquisa-ação que integrou as técnicas de aplicação de questionário semi estruturado a alunos do 5° ano de uma escola publica no município de Cajazeiras - PB, e a observação participante em dois estágios subsequentes: sondagem inicial e execução de um programa de intervenção docente executado ao longo de 20 (vinte) dias no contexto locus da pesquisa. Em relação ao primeiro estagio, observou-se que as representações dos DH pelos sujeitos pesquisados, identificadas através do questionário semi-estruturado, apresentam um grau acentuado de incipiência, quando da indiferenciado entre direito e dever. Os sujeitos declararam ter praticado praticas de violência retaliativa, o que proporcionou uma primeira aproximação com a realidade das praticas cotidianas as quais vivenciam, E no ritmo cotidiano das vivências escolares que os sujeitos expressam com maior naturalidade suas crenças, motivações e sentidos manifestados nos comportamentos praticados através da linguagem corporal, da verbalização, dos afetos e desafetos, das possibilidades de aproximação entre os pares, enfim, dos elementos constitutivos da dinâmica inter-relacional que marca o ambiente de aprendizagens escolares. Por intermédio do Programa de Intervenção de Educação em Direitos Humanos, foram realizadas e investigadas atividades para estudos inter transdisciplinares de temáticas concementes ao campo dos DH, desenvolvimento de dinâmicas e jogos coletivos nos quais se oportunizou a aquisição de conhecimentos e valores que expressem os paradigmas dos DH, e execução de Atos de Formação e procedimentos didático metodológicos (planejamento e avaliação educacionais) das diversas áreas disciplinares do currículo escolar. Os resultados indicam que a significação positiva dos DH acontece quando o sujeito percebe a vinculação entre os princípios que perpassam estes direitos com o entorno sócio-cultural no qual esta inserido e representa possibilidades de cidadania e emancipação humana face as situações de violação de direitos as quais estio expostos, resultando no estabelecimento de um compromisso conjunto e vontade politica de mudança social. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Educação em direitos humanos: fundamentos pedagógicos e estatutos da cidadania no espaço escolar. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13085 | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-30T17:33:39Z | - |
dc.date.available | 2020-06-30 | - |
dc.date.available | 2020-06-30T17:33:39Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Educação-direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Relações internacionais | pt_BR |
dc.subject | Educação em direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Education-human rights | pt_BR |
dc.subject | Citizenship | pt_BR |
dc.subject | Human rights | pt_BR |
dc.subject | International relations | pt_BR |
dc.subject | Human rights education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Human rights education: pedagogical foundations and statutes of citizenship in the school space. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Educação em direitos humanos: fundamentos pedagógicos e estatutos da cidadania no espaço escolar. 116f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
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JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | José Leonardo Rolim de Lima Severo. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 20.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
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