Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13073
Title: | Avaliação: Concepções e implicações no processo ensino aprendizagem. |
Other Titles: | Assessment: Conceptions and implications in the teaching-learning process. |
???metadata.dc.creator???: | SANTOS, Geany Inácia dos. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Maria Janete de. |
Keywords: | Avaliação da aprendizagem;Fracasso escolar;Prática pedagógica;Learning assessment;School failure;Pedagogical practice |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SANTOS, Geany Inácia dos. Avaliação: Concepções e implicações no processo ensino aprendizagem. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
???metadata.dc.description.resumo???: | 0 presente trabalho tem como objetivo pontuar as principais implicações decorrentes das praticas avaliativas adotadas nas escolas. especial mente nas series iniciais o ensino fundamental, Nesta perspectiva pretende-se mostrar nesta proposta a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem apontando-a sob dois enfoques distintos e divergentes entre si. De um lado a concepção tradicional que prima pela avaliação normativa cujo foco e o produto. Do outro, a concepção construtivista que apregoa a avaliação numa perspectiva formativa e tem como foco o processo e a aprendizagem. Para conhecermos melhor o objeto em estudo, desenvolvemos este trabalho, tomando como amostragem uma turma de 4° ano e cinco professores das series iniciais. Sendo estes, os principais participes das praticas avaliativas nos proporcionaram uma significativa contribuição por meio de depoimentos que posteriormente fora analisados sob a luz do referencial teórico, norteador desta pesquisa. Vale ressaltar que a pesquisa e de natureza bibliográfica e de certo, pretende tentar mais do que explicar sugerir uma mudança de paradigma avaliativo. |
Keywords: | Avaliação da aprendizagem Fracasso escolar Prática pedagógica Learning assessment School failure Pedagogical practice |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13073 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GEANY INÁCIA DOS SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Geany Inácia dos Santos. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 3.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.