Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13071
Title: | Leitura e escrita: caminhos para a autonomia do educando. |
Other Titles: | Reading and writing: ways for the student's autonomy. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Kelys Regina Evangelista da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Maria Janete de. |
Keywords: | Leitura e escrita;Escrita;Níveis de leitura;Reading and writing;Writing;Reading Levels |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Kelys Regina Evangelista da. Leitura e escrita: caminhos para a autonomia do educando. 2009. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Ao ingressar na Universidade e percebendo a necessidade de uma compreensão minuciosa em relação a leitura e a escrita, em nos foi despertado um grande interesse em realizar um estudo no que concerne ao tema apresentado. No âmbito da Universidade, os alunos reclamam que alguns textos acadêmicos são complexos e na maioria das vezes, não entendem quase nada do que o autor quis dizer. Isso nos faz crer que a falta de leitura e que provoca essas reações, relatando não serem incentivados ao habito de ler nas vivencias escolares. Mas devido a falta de incentivo e as condições socioeconômicas dos alunos, ocorrem a deficiência com relação a leitura e escrita, causando uma dificuldade em compreender o que se leu. De modo geral, a escola, ao longo dos anos não tem conseguido fazer com que os alunos se interessem pelas atividades de leitura e escrita. Sendo a leitura unidade básica do ensino, aflui como um fator de dificuldade que emperra o processo ensino - aprendizagem. Pretendemos verificar no âmbito escolar, de que forma professores e alunos desenvolvem o projeto de leitura e escrita. Todavia, a pratica de leitura nas salas de aula, a maioria, tem se apresentado distante de uma pratica que promova a formação de leitores críticos participativos. Na realidade, a deficiência na leitura leva todos os anos, um grande numero de repetência, aluno apenas decodificando letras, e que não sabem fazer uma interpretação critica sobre algum texto. No entanto, esta temática deve ser abordada em profundidade, posto que, estamos envolvidos no mundo da leitura desde cedo. Lemos a expressão das pessoas, de um gesto, uma situação, ou seja, o ato de ler vai alem da escrita. |
Keywords: | Leitura e escrita Escrita Níveis de leitura Reading and writing Writing Reading Levels |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13071 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KELYS REGINA EVANGELISTA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Kelys Regina Evangelista da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 1.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.