Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13071
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, K. R. E. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Maria Janete de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, M. J. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao ingressar na Universidade e percebendo a necessidade de uma compreensão minuciosa em relação a leitura e a escrita, em nos foi despertado um grande interesse em realizar um estudo no que concerne ao tema apresentado. No âmbito da Universidade, os alunos reclamam que alguns textos acadêmicos são complexos e na maioria das vezes, não entendem quase nada do que o autor quis dizer. Isso nos faz crer que a falta de leitura e que provoca essas reações, relatando não serem incentivados ao habito de ler nas vivencias escolares. Mas devido a falta de incentivo e as condições socioeconômicas dos alunos, ocorrem a deficiência com relação a leitura e escrita, causando uma dificuldade em compreender o que se leu. De modo geral, a escola, ao longo dos anos não tem conseguido fazer com que os alunos se interessem pelas atividades de leitura e escrita. Sendo a leitura unidade básica do ensino, aflui como um fator de dificuldade que emperra o processo ensino - aprendizagem. Pretendemos verificar no âmbito escolar, de que forma professores e alunos desenvolvem o projeto de leitura e escrita. Todavia, a pratica de leitura nas salas de aula, a maioria, tem se apresentado distante de uma pratica que promova a formação de leitores críticos participativos. Na realidade, a deficiência na leitura leva todos os anos, um grande numero de repetência, aluno apenas decodificando letras, e que não sabem fazer uma interpretação critica sobre algum texto. No entanto, esta temática deve ser abordada em profundidade, posto que, estamos envolvidos no mundo da leitura desde cedo. Lemos a expressão das pessoas, de um gesto, uma situação, ou seja, o ato de ler vai alem da escrita. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Leitura e escrita: caminhos para a autonomia do educando. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13071 | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-30T12:46:51Z | - |
dc.date.available | 2020-06-30 | - |
dc.date.available | 2020-06-30T12:46:51Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Níveis de leitura | pt_BR |
dc.subject | Reading and writing | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.subject | Reading Levels | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Kelys Regina Evangelista da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading and writing: ways for the student's autonomy. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Kelys Regina Evangelista da. Leitura e escrita: caminhos para a autonomia do educando. 2009. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KELYS REGINA EVANGELISTA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Kelys Regina Evangelista da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 1.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.