Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13059
Title: A importância do processo avaliativo: ensino aprendizagem.
Other Titles: The importance of the evaluation process: teaching and learning.
???metadata.dc.creator???: CRUZ, Francilânia de Abreu.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Avaliação escolar;Prática de ensino;Processo pedagógico;Relação - educador educando;School evaluation;Teaching practice;Pedagogical process;Relationship - educator educating
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CRUZ, Francilânia de Abreu. A importância do processo avaliativo: ensino aprendizagem. 2009. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: A Referente monografia caracteriza como pesquisa bibliográfica volta-se na perspectiva de analisar o progresso avaliativo na educação, acompanhar o desenvolvimento do saber a aquisição e a capacidade "discente" a cada momento parte de duas premissas: Confiança e valorização. Nessas circunstancias podemos afirma que avaliar e dinamizar oportunidades de ação reflexão, pois pensar como o aluno pensa, não é tarefa costumeira do professor. Em muitas escolas a unica maneira que se encontra para apreciar o rendimento dos alunos e através de longas provas descritivas, onde passam por uma verdadeira prova de fogo para poder colocar no papel aquilo que realmente aprenderam durante os últimos dias, o que caracteriza a dicotomia, existente entre educação e avaliação. E importante a escola definir uma concepção de educação de como e que o individuo aprende na interação. Para que haja uma de tratar os conteúdos, de planejar o trabalho e a forma como a escola se relaciona com o mundo, com a vida, com a Comunidade. O espaço para que aconteça essa transformação, alguns autores como Luckesi, Hoffmann Possam dialogar, duvidar, questionar, compartilhar saberes, onde haja espaço para transformações, para as contradições para a colaboração mutua e para a criatividade.
Keywords: Avaliação escolar
Prática de ensino
Processo pedagógico
Relação - educador educando
School evaluation
Teaching practice
Pedagogical process
Relationship - educator educating
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13059
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCILÂNIA DE ABREU CRUZ. MONOGRAFIA PEDAGOGIA .CFP 2009.pdfFrancilânia de Abreu Cruz. Monografia Pedagogia. CFP 2009.2.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.