Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13057
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, S. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoO trabalho aqui apresentado tem como tema as metodologias de ensino da Matemática dando ênfase ao uso de materiais concretos. Para tanto buscou-se orientações nos trabalhos dos teóricos Vygotsky e Jean Piaget que trazem contribuições sobre o desenvolvimento cognitivo. O presente trabalho traz uma analise das metodologias de ensino da matemática que foi possível através de uma pesquisa de caráter qualitativo desenvolvida na Escola Municipal de Ensino infantil e Fundamental Vitoria Bezerra na cidade de Cajazeiras - PB. Analisar-se-a as metodologias utilizadas para o ensino da Matemática bem como outras possibilidades que inclui alem de materiais manuseáveis situações reais que podem ser incluídos no contexto das aulas a fim. de proporcionar uma aprendizagem mais significativa e carregada de sentido para o aluno. A parti r do presente estudo foi possível observar que ensino da Matemática se apoia basicamente no ensino de regras e que os conteúdos são trabalhados sem que haja uma aproximação com a utilização pratica tao necessária em nosso cotidiano. Observou-se ainda que os professores compreendem o trabalho com materiais concretos sendo os que realizamos com objetos manuseáveis justificando sua não utilização decorrente da não disponibilização, por parte da escola, de tais materiais. No entanto através deste trabalho foi possível constatar que para se trabalhar com materiais concretos não, necessariamente, precisa-se de objetos manuseáveis, situações do cotidiano escolar e ate mesmo do convívio social dos alunos podem ser trazidas para sala e servir de pano de fundo para a aula. A partir deste estudo outros questionamentos podem ser suscitados o que contribuirá para realização de trabalhos futuros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleMetodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13057-
dc.date.accessioned2020-06-30T09:00:59Z-
dc.date.available2020-06-30-
dc.date.available2020-06-30T09:00:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMatemática - metodologias de ensinopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectPiaget - ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectVygotsky - ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics - teaching methodologiespt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectPiaget - math teachingpt_BR
dc.subjectVygotsky - teaching mathematicspt_BR
dc.subjectMateriais concretos - ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectRecursos didáticos - ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectMateriais didáticos - ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectDidática da matemáticapt_BR
dc.subjectConcrete materials - mathematics teachingpt_BR
dc.subjectTeaching resources - mathematics teachingpt_BR
dc.subjectTeaching materials - mathematics teachingpt_BR
dc.subjectDidactics of mathematicspt_BR
dc.subjectCotidiano e matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática e cotidianopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMathematics and everyday lifept_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Simone Pereira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching methodologies: a reflection on the teaching of mathematics.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Simone Pereira da. Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática. 2009. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIMONE PEREIRA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfSimone Pereira da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 20092.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.