Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13056
Title: | A literatura infantil no aperfeiçoamento do leitor. |
Other Titles: | Children's literature in improving the reader. |
???metadata.dc.creator???: | SOUSA, Silvia Fernandes de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Maria Janete de. |
Keywords: | Literatura infantil;Crianças leitoras;Formação de leitores;Teatro infantil;Educação infantil - literatura;Hábito da leitura - crianças;Interesse pela leitura - crianças;Contação de histórias infantis;Aprendizagem significativa;Aperfeiçoamento da leitura;Processo de ensino-aprendizagem;Children's literature;Reading children;Readers training;Children's Theater;Reading habit - children;Interest in reading - child;Children's storytelling;Meaningful learning;Reading improvement;Teaching-learning process |
Issue Date: | 20-Feb-2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOUSA, Silvia Fernandes de. A literatura infantil no aperfeiçoamento do leitor. 2009. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Neste trabalho objetivamos analisar os principais problemas apresentados no processo de ensino e aprendizagem e aperfeiçoamento da leitura dos educandos. Assim, fizemos uma pesquisa bibliográfica baseando-se em alguns autores como: Fanny Abramovich, Ligia Cadermotori, Barbara Vasconcelos de Carvalho, Tereza Casassanta e outros autores, em que investigamos algumas alternativas metodológicas que possibilitou-nos pensarmos a respeito de como despertar o interesse do educando pelo habito da leitura. Sendo assim, através da literatura infantil desenvolvemos em sala de aula trabalhos envolvendo a interação e a contação de historias literárias infantis motivando o habito de ler. Diante disso, podemos ressaltar que a leitura sempre representa uma das ligações mais significativas do ser humano com o mundo das informações. Na relação dessas ideias a leitura tem trazido oportunidades de trocar ideias, e comentar noticias, questionamentos, e reflexões. Assim para formarmos futures leitores e fundamental que a leitura faca parte da rotina diária para que as pessoas comecem a entender o sentido do mundo letrado. E a literatura infantil dedicada ao publico "mirim" e o ponto de partida para a formação inicial e o aperfeiçoamento do leitor tornando assim a aprendizagem da leitura verdadeiramente significativa desde as primeiras series do ensino fundamental. |
Keywords: | Literatura infantil Crianças leitoras Formação de leitores Teatro infantil Educação infantil - literatura Hábito da leitura - crianças Interesse pela leitura - crianças Contação de histórias infantis Aprendizagem significativa Aperfeiçoamento da leitura Processo de ensino-aprendizagem Children's literature Reading children Readers training Children's Theater Reading habit - children Interest in reading - child Children's storytelling Meaningful learning Reading improvement Teaching-learning process |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13056 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVIA FERNANDES DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Silvia Fernandes de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2009 | 3.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.