Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13029
Title: A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: Demystification in mathematics learning in the early years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: BARBOSA, Francisco Danilo Duarte.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Risomar Alves dos.
Keywords: Matemática- ensino;Aprendizagem de matemática;Matemática- construção de conhecimento;Construção matemática- histórico;Mathematics - teaching;Math learning;Mathematics - knowledge construction;Historical and mathematical construction
Issue Date: 27-Feb-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA, Francisco Danilo Duarte. A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 66f. Monografia -(Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa intitulada A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e mais uma exigência do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Os dados foram coletados no Instituto Educacional Ronaldo Gonçalves Sarmento, localizado na cidade de Lastro - PB e objetiva analisar como ocorre a aprendizagem de matemática para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Neste trabalho apresentamos reflexões sobre como esta se dando o ensino de matemática, bem como apresentamos um resgate histórico acerca da construção numérica. O motivo de realizar uma pesquisa sobre a aprendizagem de matemática deu-se pelo interesse em analisar o porque de tantos alunos terem dificuldade em aprender a referida disciplina, alem de manifestarem o desgosto por essa ciência. Portanto procuramos desmistificar alguns mitos relacionados a essa disciplina, ou seja, apresentamos um repensar para o fazer matemático. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa explicativa, ambas de cunho quantiqualitativo. O instrumento de coleta de dados foi o questionário. Desta forma, buscar-se-a contribuir com este trabalho para a melhoria do ensino-aprendizagem transpondo os obstáculos culturais que intitulam a matemática como sendo para poucos. Apos analise dos dados, chegou-se a conclusão de que os alunos não gostam de matemática, movidos de um lado pela cultura que institui a matemática como ciência apenas para mentes privilegiadas e do outro pela metodologia inadequada com que educadores trabalham o conteúdo. Haja vista que o aluno só vai se desenvolver matematicamente quando o professor for capaz de criar em sua sala de aula um ambiente desafiador, para que os alunos possam construir seu conhecimento usando a criatividade e a investigação e não fiquem apenas reproduzindo técnicas e formulas que em nada contribuem para melhorar a aprendizagem.
Keywords: Matemática- ensino
Aprendizagem de matemática
Matemática- construção de conhecimento
Construção matemática- histórico
Mathematics - teaching
Math learning
Mathematics - knowledge construction
Historical and mathematical construction
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13029
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO DANILO DUARTE BARBOSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfFrancisco Danilo Duarte Barbosa. Monografia Pedagogia. CFP 2009.16.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.