Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13029
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARABOSA, F. D. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8775794522405582pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Risomar Alves dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885903292497959pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa intitulada A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e mais uma exigência do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Os dados foram coletados no Instituto Educacional Ronaldo Gonçalves Sarmento, localizado na cidade de Lastro - PB e objetiva analisar como ocorre a aprendizagem de matemática para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Neste trabalho apresentamos reflexões sobre como esta se dando o ensino de matemática, bem como apresentamos um resgate histórico acerca da construção numérica. O motivo de realizar uma pesquisa sobre a aprendizagem de matemática deu-se pelo interesse em analisar o porque de tantos alunos terem dificuldade em aprender a referida disciplina, alem de manifestarem o desgosto por essa ciência. Portanto procuramos desmistificar alguns mitos relacionados a essa disciplina, ou seja, apresentamos um repensar para o fazer matemático. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa explicativa, ambas de cunho quantiqualitativo. O instrumento de coleta de dados foi o questionário. Desta forma, buscar-se-a contribuir com este trabalho para a melhoria do ensino-aprendizagem transpondo os obstáculos culturais que intitulam a matemática como sendo para poucos. Apos analise dos dados, chegou-se a conclusão de que os alunos não gostam de matemática, movidos de um lado pela cultura que institui a matemática como ciência apenas para mentes privilegiadas e do outro pela metodologia inadequada com que educadores trabalham o conteúdo. Haja vista que o aluno só vai se desenvolver matematicamente quando o professor for capaz de criar em sua sala de aula um ambiente desafiador, para que os alunos possam construir seu conhecimento usando a criatividade e a investigação e não fiquem apenas reproduzindo técnicas e formulas que em nada contribuem para melhorar a aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2009-02-27-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13029-
dc.date.accessioned2020-06-26T18:22:52Z-
dc.date.available2020-06-26-
dc.date.available2020-06-26T18:22:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMatemática- ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem de matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática- construção de conhecimentopt_BR
dc.subjectConstrução matemática- históricopt_BR
dc.subjectMathematics - teachingpt_BR
dc.subjectMath learningpt_BR
dc.subjectMathematics - knowledge constructionpt_BR
dc.subjectHistorical and mathematical constructionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Francisco Danilo Duarte.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDemystification in mathematics learning in the early years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Francisco Danilo Duarte. A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 66f. Monografia -(Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO DANILO DUARTE BARBOSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfFrancisco Danilo Duarte Barbosa. Monografia Pedagogia. CFP 2009.16.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.