Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13021
Title: | O processo de construção da leitura e da escrita no cotidiano escolar. |
Other Titles: | The construction process of reading and writing in the school routine. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Cícera da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Maria Janete de. |
Keywords: | Leitura escrita;Aquisição de leitura;Escrita dos educadores Relação- professor-aluno;Aprendizagem de leitura e escrita;Written reading;Acquisition of reading;Educators' writing Teacher-student relationship;Learning to read and write |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Cícera da. O processo de construção da leitura e da escrita no cotidiano escolar. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Na sociedade do conhecimento, e imprescindível que os indivíduos utilizem os saberes da leitura e da escrita. Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o processo de construção da leitura e da escrita no cotidiano escolar; realizada com 22 alunos do 4° ano do Ensino Fundamental. Teve como objetivos: analisar o acesso da leitura e da escrita aos alunos dos anos iniciais; identificar a metodologia utilizada pelos professores; verificar os auxílios didáticos que os professores utilizam para estimular a leitura e a escrita; examinar os gêneros literários utilizados pelos professores. Para que essa pesquisa fosse realizada, usamos como instrumentos de coleta de dados o questionário com questões objetivas e dissertativas. A analise dos dados foi fundamentada nos estudos de Cagliari (1997), Lerner (2002), Monteiro (2004), e outros mais. Os resultados apontam que a escola vem enfrentando problemas, pelo fato dos alunos sentirem dificuldades no ato de interpretar textos principalmente aqueles do cotidiano; também a falta de acesso deles com diversos gêneros literários, acabam prejudicando-os quando necessitam ler ou escrever algo para qualquer fim que se destina. Conclui-se que a escola precisa criar condições para que as modalidades de leitura e escrita possam ser adquiridas integralmente por todos os educandos. |
Keywords: | Leitura escrita Aquisição de leitura Escrita dos educadores Relação- professor-aluno Aprendizagem de leitura e escrita Written reading Acquisition of reading Educators' writing Teacher-student relationship Learning to read and write |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13021 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CÍCERA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Cícera da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 2.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.