Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13021
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, C. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Maria Janete de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, M. J. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 | pt_BR |
dc.description.resumo | Na sociedade do conhecimento, e imprescindível que os indivíduos utilizem os saberes da leitura e da escrita. Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o processo de construção da leitura e da escrita no cotidiano escolar; realizada com 22 alunos do 4° ano do Ensino Fundamental. Teve como objetivos: analisar o acesso da leitura e da escrita aos alunos dos anos iniciais; identificar a metodologia utilizada pelos professores; verificar os auxílios didáticos que os professores utilizam para estimular a leitura e a escrita; examinar os gêneros literários utilizados pelos professores. Para que essa pesquisa fosse realizada, usamos como instrumentos de coleta de dados o questionário com questões objetivas e dissertativas. A analise dos dados foi fundamentada nos estudos de Cagliari (1997), Lerner (2002), Monteiro (2004), e outros mais. Os resultados apontam que a escola vem enfrentando problemas, pelo fato dos alunos sentirem dificuldades no ato de interpretar textos principalmente aqueles do cotidiano; também a falta de acesso deles com diversos gêneros literários, acabam prejudicando-os quando necessitam ler ou escrever algo para qualquer fim que se destina. Conclui-se que a escola precisa criar condições para que as modalidades de leitura e escrita possam ser adquiridas integralmente por todos os educandos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | O processo de construção da leitura e da escrita no cotidiano escolar. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13021 | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T16:02:45Z | - |
dc.date.available | 2020-06-26 | - |
dc.date.available | 2020-06-26T16:02:45Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura escrita | pt_BR |
dc.subject | Aquisição de leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita dos educadores Relação- professor-aluno | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Written reading | pt_BR |
dc.subject | Acquisition of reading | pt_BR |
dc.subject | Educators' writing Teacher-student relationship | pt_BR |
dc.subject | Learning to read and write | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Cícera da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The construction process of reading and writing in the school routine. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Cícera da. O processo de construção da leitura e da escrita no cotidiano escolar. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CÍCERA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Cícera da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 2.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.