Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13015
Title: | Leitura: um convite à prática nos anos iniciais. |
Other Titles: | Reading: an invitation to practice in the early years. |
???metadata.dc.creator???: | SOUSA, Fernanda Lígia Ferreira de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Idelsuite de Sousa. |
Keywords: | Prática de leitura;Crianças-hábito de leitura;Leitura - ensino fundamental;Interpretação de leitura;Decodificação da leitura;Reading practice;Children-reading habit;Reading - elementary school;Reading Interpretation;Reading decoding |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOUSA, Fernanda Lígia Ferreira de. Leitura: um convite à prática nos anos iniciais. 2009. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Ler e uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno e fator fundamental em nossa sociedade, contudo as dificuldades que a rodeiam são incontáveis. O presente trabalho tem como foco a Ieitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental e tem como objetivos: averiguar o posicionamento dos alunos sobre a sua Ieitura e a Ieitura em âmbito escolar. A pesquisa, numa perspectiva qualitativa, foi realizada com alunos do 5° ano de uma escola municipal da cidade de Sousa. Foi utilizado como instrumento de coleta o questionário com a finalidade de compreender a noção que os alunos tem sobre a Ieitura. Os dados foram fabulados e analisados com base nos estudos de Martins (1998), Silva (1981). Pereira (1994). Os resultados deste estudo mostram que a maioria dos alunos vê a Ieitura como exigência da escola e tem dificuldade em compreender o sentido do texto. portanto a veem apenas como o ato de decodificar os sinais gráficos. Parte dos alunos reconhece os benefícios que a Ieitura proporciona, a importância e a necessidade de realiza-Ia diariamente. |
Keywords: | Prática de leitura Crianças-hábito de leitura Leitura - ensino fundamental Interpretação de leitura Decodificação da leitura Reading practice Children-reading habit Reading - elementary school Reading Interpretation Reading decoding |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13015 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FERNANDA LÍGIA FERREIRA DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Fernanda Lígia Ferreira de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 1.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.