Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13014
Title: | Análise das práticas dos professores de matemática nos anos iniciais. |
Other Titles: | Analysis of the practices of mathematics teachers in the early years. |
???metadata.dc.creator???: | RODRIGUES, Fabiano Fernandes. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Maria Janete de. |
Keywords: | Matemática - ensino;Prática de ensino - matemática;matemática - resumos didáticos;Professor de matemática;Mathematics - teaching;Teaching practice - mathematics;Mathematics - didactic summaries;Maths teacher |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | RODRIGUES, Fabiano Fernandes. Análise das práticas dos professores de matemática nos anos iniciais. 2009. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O estudo deste trabalho tem como tema central as praticas dos professores de Matemática nos anos iniciais. Abordando o contexto escolar com as praticas exercidas no cotidiano das crianças. A contribuição deste trabalho sera imprescindível para ampliar a conscientização de professores e alunos em ensinar e aprender Matemática nos anos iniciais. Este estudo também ira possibilitar a formação de sujeitos críticos, conscientes e autônomos capazes de agirem em certos problemas que envolvem a contagem. Matemática era seu cotidiano. A metodologia deste trabalho pretende compreender a atuação dos professores de Matemática perante a sala de aula com seus alunos. O Objetivo Geral e Analisar a pratica dos professores de matemática nos anos iniciais. E os Objetivos Específicos são observar as praticas e aplicações dos métodos do ensino de matemática utilizados pelos educadores no processo de ensino - aprendizagem; Verificar o contexto de professores de matemática com técnicas modernas de preparação de aulas utilizando recursos; Desenvolver estudos e reflexões com os educadores sobre a pratica pedagógica dos professores de matemática dos anos iniciais desenvolvida em sala de aula; Conhecer alguns aspectos que caracterizam o processo pelo qual a matemática se constituiu como ciência e as reformulações que tem sofrido ao longo dos tempos; Analisar o movimento conceitual na matemática, para melhor compreende-la e, também, para propor situações de aprendizagem aos alunos, Compreender o conhecimento matemático como produto cultural e como pode ser organizado seu ensino no sistema escolar da educação infantil e do ensino fundamental A estruturação deste trabalho monográfico sobre as praticas dos professores de Matemática nos anos iniciais esta organizada em três capítulos com vários tópicos. Este trabalho monográfico não e um texto concluído. Ele parte da reflexão das praticas dos professores de Matemática nos anos iniciais e sempre terá seus horizontes em busca das soluções dos problemas que afetam o ensino da Matemática nos anos iniciais. Esse trabalho monográfico foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Genésio Araújo, na cidade de São José da Lagoa Tapada, PB. |
Keywords: | Matemática - ensino Prática de ensino - matemática matemática - resumos didáticos Professor de matemática Mathematics - teaching Teaching practice - mathematics Mathematics - didactic summaries Maths teacher |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13014 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FABIANO FERNANDES RODRIGUES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Fabiano Fernandes Rodrigues. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 2.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.