Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13012
Title: | A importância do lúdico no processo de ensino - aprendizagem. |
Other Titles: | The importance of playfulness in the teaching - learning process. |
???metadata.dc.creator???: | ABREU, Eugênia Abrantes de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Maria Janete de. |
Keywords: | Lúdico;Ludicidade - motivação;Atividades lúdicas;Aprendizagem;Ludic;Playfulness - motivation;Playful activities;Learning |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ABREU, Eugênia Abrantes de. A importância do lúdico no processo de ensino - aprendizagem. 2009. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O Presente estudo teve como relevância o incentivo e a motivação junto aos profissionais dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jose Batista de Sousa, localizada na cidade de Bernardino Batista-PB. A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem foi desenvolvido através do estudo de diversos teóricos da área. E a partir deste trabalho procuramos investigar as causas da falta de estimulo e motivação para se trabalhar com um material tao rico e importante como o lúdico. Parti do pressuposto que o processo de interação estabelecido entre aluno/professor/desenvolvimento, possui um maior índice de aprovação quando a criança se identifica com o que esta estudando e o por que. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa explicativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. Desta forma, consideramos ainda que o lúdico e sua importância na sala de aula merecem reflexões aprofundadas, principalmente nos anos iniciais onde se encontra a base do processo educativo e também da formação da criança. Após analise dos dados, chegou-se a conclusão de que os alunos não aprendem de forma lúdica, movidos de um lado pela cultura que institui o ensino tradicional e do outro pela metodologia inadequada com que educadores trabalham o conteúdo. |
Keywords: | Lúdico Ludicidade - motivação Atividades lúdicas Aprendizagem Ludic Playfulness - motivation Playful activities Learning |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13012 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EUGÊNIA ABRANTES DE ABREU. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Eugênia Abrantes de Abreu. Monografia PEDAGOGIA. CFP 2009. | 2.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.