Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13012
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Maria Janete de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, M. J. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 | pt_BR |
dc.description.resumo | O Presente estudo teve como relevância o incentivo e a motivação junto aos profissionais dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jose Batista de Sousa, localizada na cidade de Bernardino Batista-PB. A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem foi desenvolvido através do estudo de diversos teóricos da área. E a partir deste trabalho procuramos investigar as causas da falta de estimulo e motivação para se trabalhar com um material tao rico e importante como o lúdico. Parti do pressuposto que o processo de interação estabelecido entre aluno/professor/desenvolvimento, possui um maior índice de aprovação quando a criança se identifica com o que esta estudando e o por que. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa explicativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. Desta forma, consideramos ainda que o lúdico e sua importância na sala de aula merecem reflexões aprofundadas, principalmente nos anos iniciais onde se encontra a base do processo educativo e também da formação da criança. Após analise dos dados, chegou-se a conclusão de que os alunos não aprendem de forma lúdica, movidos de um lado pela cultura que institui o ensino tradicional e do outro pela metodologia inadequada com que educadores trabalham o conteúdo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | A importância do lúdico no processo de ensino - aprendizagem. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13012 | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T13:03:58Z | - |
dc.date.available | 2020-06-26 | - |
dc.date.available | 2020-06-26T13:03:58Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade - motivação | pt_BR |
dc.subject | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ludic | pt_BR |
dc.subject | Playfulness - motivation | pt_BR |
dc.subject | Playful activities | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ABREU, Eugênia Abrantes de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The importance of playfulness in the teaching - learning process. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ABREU, Eugênia Abrantes de. A importância do lúdico no processo de ensino - aprendizagem. 2009. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EUGÊNIA ABRANTES DE ABREU. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Eugênia Abrantes de Abreu. Monografia PEDAGOGIA. CFP 2009. | 2.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.