Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13003
Title: | A literatura infantil na escola: desafios e perspectivas. |
Other Titles: | Children's literature at school: challenges and perspectives. |
???metadata.dc.creator???: | SOUSA, Adriana Duarte de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Maria Janete de. |
Keywords: | Literatura infantil;Leitura literária;Formação de leitor;Literatura infantil - histórico;Children's literature;Literary reading;Reader training;Children's literature - historical |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOUSA, Adriana Duarte de. A literatura infantil na escola: desafios e perspectivas. 2009. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O estudo da temática: A literatura infantil na escola: desafios e perspectivas tiveram como objetivos analisar as contribuições da literatura infantil no processo de ensino e aprendizagem e pesquisar como a escola e os professores estão utilizando os livros infantis distribuídos pelo MEC, e as contribuições desses para a formação do habito da leitura. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de estudo de caso.tendo como instrumento de coleta de dados as observações e o questionário que permitiram uma maior compreensão acerca das possibilidades e desafios encontrados pelos professores e alunos na utilização da literatura infantil em sala de aula. Nossa pretensão neste trabalho e despertar a reflexão sobre a importância de trabalhar a literatura infantil,como um recurso didático estimulador nos processo de ensinar e aprender. O nosso interesse e contribuir com o conhecimento sobre o tema, proporcionando assim um trabalho de incentivo a leitura literária nos anos iniciais. Acreditamos que um trabalho desenvolvido nesta perspectiva pode vir a contribuir no processo de ensino e aprendizagem, logo, ele oportunizara a construção do conhecimento de forma autônoma e ate prazerosa na medida em que este recurso fizer parte da pratica docente. Diante disto demonstramos a importância de buscar melhorias para a pratica docente e um ensino que valorize e incentive o habito da leitura estimulando as capacidades intelectuais dos alunos. |
Keywords: | Literatura infantil Leitura literária Formação de leitor Literatura infantil - histórico Children's literature Literary reading Reader training Children's literature - historical |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13003 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ADRIANA DUARTE DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Adriana Duarte de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 2.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.