Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9975
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGONÇALVES, M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9431040133408563pt_BR
dc.contributor.advisor1VIDEIRA, Piedade Lino.-
dc.contributor.advisor1IDVIDEIRA, Piedade L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4269580489108934pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Elzanir dos.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Risomar Alves dos.-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa tem como título: Concepções e Práticas Docente Acerca do Desenho na Educação Infantil. Nele busquei refletir sobre como o sentido da Arte foi sendo modificado ao longo dos anos nos currículos das escolas, assim como analisar qual era a concepção que as professoras - sujeitos da pesquisa, tinham sobre a relevância do desenho infantil e como ocorria a prática dessas educadoras ao utilizarem as produções dos desenhos em suas salas de aula. Quanto a Metodologia, foi feita uma pesquisa qualitativa, que buscou os dados a serem analisados por meio de observações e entrevistas com duas professoras dos Anos de Ensino de Níveis I e II da creche, lócus da pesquisa, na cidade de Cajazeiras - PB. Em relação aos resultados, a investigação revelou que o desenho infantil, às vezes, era utilizado de forma equivocada por uma das professoras, que utilizava desenhos prontos para serem apenas pintados pelas crianças e acabava esquecendo de todo o processo de produção dos desenhos. Processo este, que deve ser significativo e oferecer oportunidade para os discentes expressarem as suas realidades sócio/culturais. A pesquisa explicitou, também, que uma das educadoras trabalhava valorizando todo o processo de produção, considerando que o desenho infantil é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento das crianças nos aspectos afetivo, emocional, social, cultural, motor, cognitivo e humano, sendo porta voz para a comunicação e o diálogo sobre a realidade individual vivida por cada uma delas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleConcepções e práticas docente acerca do desenho na educação infantil.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.description.abstractThis paper has like title: conception and teaching practice about drawing in the childish education. In it I searched reflect about how the sense of the art has been modified through the years in the school curriculum, as well as to analyse which was the teachers conception, subject of the search, about the childish drawing relevance and how occured their practice when they used the drawing production in their classes. Relative to mothodology, was made a qualitative search information for to be analyzed through observation and interview with two teachers of the I and II levels of childish educational in the creche, locus research, in city Cajazeiras- PB. The investigation resul, revealed that the childish drawing, sometimes, was used so wrong by one of the teachers, that used drawing ready for just be coloured by children and forgot all the process of producing drawing. Process that must be significant and offer to the students the opportunity to express their socio-cultural reality. So the research also shows that one of the teachers worked valuing all the production process, considering that the childish drawing is a tool very important for the childrens development in the aspects affective, emotional, social, cultural, motor, cognitive and human, being spokesman to a communication and dialogue about the individual reality lived by one of them.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9975-
dc.date.accessioned2019-12-06T21:14:05Z-
dc.date.available2019-12-06-
dc.date.available2019-12-06T21:14:05Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDesenho - Educação Infantilpt_BR
dc.subjectEducação Infantil - Arte como prática docentept_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectDesenho - concepção de professores na sala de aulapt_BR
dc.subjectDrawing - Early Childhood Educationpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Education - Art as a teaching practicept_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectDrawing - conception of teachers in the classroompt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGONÇALVES, Márcia da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConceptions and teaching practices about drawing in early childhood education.pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Márcia da Silva. Concepções e práticas docente acerca do desenho na educação infantil. 2012. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÁRCIA DA SILVA GONÇALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2012.pdfMárcia da Silva Gonçalves. Monografia Pedagogia. CFP 2012.1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.