Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9615
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | JOCA, Alexandre Martins. | - |
dc.contributor.advisor1ID | JOCA, Alexandre Martins. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1522820813285364 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SOUSA, José Wanderley Alves de. | - |
dc.contributor.referee2 | FERNANDES, Dorgival Gonçalves. | - |
dc.description.resumo | O objetivo dessa pesquisa é analisar as possibilidades do uso da revista jornalística para a atividade de leitura nas aulas de língua portuguesa no 9° ano do ensino fundamental. A revista é um suporte que comporta uma diversidade de gêneros e temas trazendo informações sobre o cotidiano e a realidade. Adotamos uma visão interacionista da linguagem, de maneira que autores como Marcuschi (2008), Antunes (2003), Koch e Elias (2015), entre outros, nos auxiliam teoricamente. Quanto a sua delimitação, nos restringimos a práticas pedagógicas da leitura nas aulas de língua portuguesa do 9° ano do ensino fundamental por compreender que essa etapa é uma etapa de transição para o ensino médio. No âmbito da natureza da pesquisa, dos métodos e dos procedimentos metodológicos adotados, esta é uma pesquisa básica, exploratória, bibliográfica e qualitativa. Aqui, analisamos a revista Superinteressante, mais especificamente, a sua seção chamada “Supernovas”. Para a análise da revista, utilizamos como recorte do objeto as edições 397 (dezembro/2018), 398 (janeiro/2019), 399 (fevereiro/2019) e 400 (março/2019). A análise aponta estratégias para a promoção de práticas de leitura que possibilitem ao aluno do 9º ano o exercício e o desenvolvimento de suas estratégias leitoras. Concluímos que o suporte revista tem importantes características que podem contribuir para a formação de leitores na escola. Como produto resultante de nossa pesquisa elaboramos a “Revista MetaRevista”. Uma revista é direcionada a esses professores no intuito de instigá-los ao uso do suporte “revista” nas atividades leitoras em sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras. | pt_BR |
dc.title | A revista como instrumento pedagógico para a leitura no 9º ano do ensino fundamental: uma análise da seção supernovas da Revista Superinteressante. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.description.abstract | El objetivo de esta investigación es analizar las posibilidades de utilizar el diario periodístico para la actividad de lectura en las clases de lengua portuguesa en el noveno grado de la escuela primaria. La revista es un soporte que respalda una diversidad de géneros y temas que brindan información sobre la vida cotidiana y la realidad. Adoptamos una visión interaccionista del lenguaje, de modo que autores como Marcuschi (2008), Antunes (2003), Koch y Elias (2015), entre otros, nos ayuden teóricamente. En cuanto a su delimitación, nos limitamos a las prácticas pedagógicas de lectura en las clases de portugués de noveno grado porque entendemos que esta etapa es una etapa de transición para la escuela secundaria. Dentro de la naturaleza de la investigación, los métodos y los procedimientos metodológicos adoptados, esta es una investigación básica, exploratoria, bibliográfica y cualitativa. Aquí, miramos la revista Superinteressante, más específicamente, su sección llamada "Supernovas". Para el análisis de la revista, utilizamos como recorte del objeto las ediciones 397 (diciembre / 2018), 398 (enero / 2019), 399 (febrero / 2019) y 400 (marzo / 2019). El análisis señala estrategias para la promoción de prácticas de lectura que permiten al estudiante de noveno grado hacer ejercicio y desarrollar sus estrategias de lectura. Concluimos que el apoyo revisado tiene características importantes que pueden contribuir a la formación de lectores en la escuela. Como resultado de nuestra investigación, elaboramos la "Revista MetaRevista". Una revista está dirigida a estos maestros con el fin de incitarlos a usar el apoyo de "revista" en las actividades de lectura en el aula. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9615 | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-27T17:48:18Z | - |
dc.date.available | 2019-11-27 | - |
dc.date.available | 2019-11-27T17:48:18Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Revista | pt_BR |
dc.subject | Superinteressante | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa - ensino | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Magazine | pt_BR |
dc.subject | Super interesting | pt_BR |
dc.subject | Portuguese Language - Teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching tools | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CARVALHO, João Paulo de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The magazine as a pedagogical instrument for reading in the 9th grade of elementary school: an analysis of the supernovae section of the Superinteressante Magazine. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CARVALHO, João Paulo de. A revista como instrumento pedagógico para a leitura no 9º ano do ensino fundamental: uma análise da seção supernovas da Revista Superinteressante. 2019. 93f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras). |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOÃO PAULO DE CARVALHO - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2019.pdf | João Paulo de Carvalho - Dissertação PROFLETRAS.2019. | 10.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.