Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9196
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Laércio Teodoro da. | |
dc.contributor.advisor1ID | SILVA, Laércio Teodoro. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8793801402077633 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SOUSA, Israel Soares de. | |
dc.contributor.referee2 | CEZARIO, Danilo de Sousa. | |
dc.description.resumo | O referido trabalho tem como propósito a discussão do uso das tecnologias digitais nas aulas de História como forma de reflexão, comunicação e aprendizagem. Neste sentido, as novas adequações do Ensino Médio para o século XXI, requer dos professores da disciplina de História competências e atitudes para elaborar novas estratégias proporcionando situações de aprendizagem envolvendo as tecnologias digitais ao ensino de História. Contudo, a inserção dos recursos digitais nas aulas deve ter uma intencionalidade educacional, fugindo dos moldes padronizados de reprodução de vídeos, filmes, slides, documentários, dentre outros, sem exprimir a criticidade do alunado sobre o conteúdo exposto com tal recurso. A partir destas questões, o trabalho passou a analisar a utilização dos recursos tecnológicos nas aulas da disciplina de História em uma escola de Ensino Médio na cidade de São José de Piranhas-PB, no Alto Sertão paraibano. Para a realização metodológica da pesquisa, utilizou-se o estudo exploratório, pautado em referenciais bibliográficos de autores renomados que abordam a temática discutida, tais como: Ferreira (1999), Marques (2016), França (2005), Diniz (2001), Santos (2013) e Bittencourt (2004); bem como o uso de questionário semiestruturado, seguindo um roteiro previamente estabelecido, para, consequentemente, os dados serem analisados, sistematizados, discutidos por meio de uma análise qualitativa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.title | A utilização das novas tecnologias digitais nas aulas de história no ensino médio. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019-07-09 | |
dc.description.abstract | The purpose of this work is to discuss the use of digital technologies in History classes as a way of reflection, communication and learning. In this sense, the new adaptations of High School for the XXI century, requires the teachers of History discipline skills and attitudes to develop new strategies providing learning situations involving digital technologies to teaching history. However, the insertion of the digital resources in the classes must have an educational intentionality, avoiding the standard patterns of reproduction of videos, films, slides, documentaries, among others, without expressing the criticality of the pupil on the content exposed with such resource. From these questions, the work began to analyze the use of technological resources in the classes of the History discipline in a high school in the city of São José de Piranhas-PB, in the Upper Sertão of Paraíba. For the methodological realization of the research, we used the exploratory study, based on bibliographical references of renowned authors that approach the subject discussed, such as: Ferreira (1999), Marques (2016), France (2005), Diniz (2001), Santos (2013) and Bittencourt (2004); as well as the use of a semi-structured questionnaire, following a previously established road map, so that the data can be analyzed, systematized and discussed through a qualitative analysis. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9196 | |
dc.date.accessioned | 2019-11-14T12:20:37Z | |
dc.date.available | 2019-11-13 | |
dc.date.available | 2019-11-14T12:20:37Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Novas tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Recursos tecnológicos | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Estratégias educacionais | pt_BR |
dc.subject | New Digital Technologies | pt_BR |
dc.subject | History Teaching | pt_BR |
dc.subject | Technological Resources | pt_BR |
dc.subject | High School | pt_BR |
dc.subject | Educational Strategies | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | TAVARES, Rinaldo. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of new digital technologies in high school history classes. | pt_BR |
dc.identifier.citation | TAVARES, Rinaldo. A utilização das novas tecnologias digitais nas aulas de história no ensino médio. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História CFP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RINALDO TAVARES. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.2019.pdf | Rinaldo Tavares. TCC. Licenciatura Plena em História.2019. | 440.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.