Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9181
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1IDLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2RAMOS, Fátima Maria Elias.
dc.description.resumoO presente trabalho visa refletir sobre a mediação pedagógica como estratégia para construção de sentido em eventos de leitura em sala de aula. E especificamente discutir sobre a mediação pedagógica como estratégia de leitura, indicando-a como pode facilitar para o desenvolvimento da competência leitora e identificando os enquadres verbais e de conhecimentos, além da Zona de Desenvolvimento Proximal como aspectos atrelados à mediação. Partimos do pressuposto de que a mediação pedagógica pode contribuir como estratégia para construção de sentidos em evento de leitura em sala de aula. Para tanto, buscamos apoio teórico na sociolinguística escolar que entende a leitura como um processo sociointeracionista. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, uma vez que busca constatar a consistência da sua propositura de reflexão acerca da mediação como estratégia de construção de sentido em eventos de leitura, explorando as estratégias de leitura e o processo de interação que se instaura na sala de aula visando à competência leitora, através uma literatura já existente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleMediação pedagógica: uma estratégia para a construção de sentido em eventos de leitura.pt_BR
dc.date.issued2016-04-28
dc.description.abstractThis paper aims to reflect about the mediation as a strategy for construction of meaning in reading events in the classroom. And specifically discuss about the mediation as a reading strategy, indicating how it can facilitate to the development of reading competence and identifying verbal framings and knowledge, in addition to the Zone of Proximal Development as linked aspects of mediation. We assume that the mediation can contribute as a strategy for construction of meaning in reading event in the classroom. Therefore, we sought theoretical support in school sociolinguistic who understands reading as a social interactionist process. This is a bibliographic research, since it seeks to verify the consistency of the proposal of reflection concerning mediation as a building strategy of meaning in reading events, exploring the reading strategies and the process of interaction that is established in classroom aiming at reading competence through an existing literature.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9181
dc.date.accessioned2019-11-13T22:30:59Z
dc.date.available2019-11-13
dc.date.available2019-11-13T22:30:59Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectSociolinguisticspt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Ivanilda Leite dos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePedagogical mediation: a strategy for the construction of meaning in reading events.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Ivanilda Leite dos. Mediação pedagógica: uma estratégia para a construção de sentido em eventos de leitura. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IVANILDA LEITE DOS SANTOS. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2016.pdfIvanilda Leite dos Santos. TCC. Licenciatura em Letras - Língua portuguesa.2016.412.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.