Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9179
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. N. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2062268285488102pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1IDLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Rossana Tavares de.
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumoEsta monografia tem por objetivo propor uma intervenção didática envolvendo temas e figuras, a partir das charges de Mifô, aplicável ao Ensino Médio. Para tanto, estruturamos a teoria semiótica, partindo do Percurso Gerador da Significação, delimitando com detalhe a tematização e a figurativização; selecionamos as charges para o corpus da leitura em forma de intervenção didática aplicável ao Ensino Médio; elencamos as temáticas predominantes nas charges; e identificamos os temas e as figuras presentes na charge, visando a sua aplicabilidade como evento de leitura em sala de aula do Ensino Médio. Além da teoria semiótica greimasiana (1983), na qual nos fundamentamos, também buscamos a Sequência Didática de Schneuwly e Dolz (2004), como base para a construção da proposta de intervenção. No entanto, nossa pretensão é de usá-la como inspiração para a elaboração dos módulos, sem seguirmos fielmente todos os passos propostos pelos autores. Esta é uma pesquisa documental de natureza qualitativa. De um universo de 38 charges, selecionamos como corpus duas. Usamos uma entrevista como instrumento não para base de análise, mas para apresentar o autor das charges que foram analisadas. Da observação geral das charges de Mifô, constatamos que o tema predominante é o submundo da política, uma vez que encontramos mais charges desse universo temático. E da análise em forma de proposta de leitura, os temas que emergiram na charge A, denominada Representação Feminina, foram: misoginia e emancipação feminina; e na charge B, denominada Influência digital, sugiram temas como influência e manipulação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA predominância temática nas charges de Mifô: uma proposta de leitura para o ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2018-11-20
dc.description.abstractThis monograph aims to propose a didactic intervention involving themes and figures, from the Mifô’s cartoons, applicable to High School. For that, we structured the semiotic theory, starting from the Generating Path of Significance, delimiting with detail the thematization and the figurativization; we selected the cartoons for the reading corpus in the form of didactic intervention applicable to High School; we listed the predominant themes in the cartoons; and we identified the themes and figures present in the cartoon, aiming their applicability as a reading event in the High School classroom. In addition to the greimasian semiotic theory (1983), on which this research is based, we also look for the Didactic Sequence of Schneuwly and Dolz (2004), as a basis for the construction of the intervention proposal. However, our intention is to use it as an inspiration for the elaboration of the modules, without faithfully following all the steps proposed by the authors. This is a qualitative documentary research. From a universe of 38 cartoons, we selected two as corpus. We used an interview as an instrument not for analysis basis, but to introduce the author of the cartoons that were analyzed. From the general observation of the Mifô’s cartoons, we find that the predominant theme is the underworld politics, once we find more cartoons of this thematic universe. And from the analysis in the form of a reading proposal, the themes that emerged in the cartoon A, denominated Feminine Representation, were: misogyny and feminine emancipation; and in the cartoon B, called Digital Influence, themes like influence and manipulation appeared.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9179
dc.date.accessioned2019-11-13T21:18:17Z
dc.date.available2019-11-13
dc.date.available2019-11-13T21:18:17Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectCharges de Mifôpt_BR
dc.subjectTematizaçãopt_BR
dc.subjectFigurativizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectIntervenção didáticapt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectMifô Chargespt_BR
dc.subjectThematizationpt_BR
dc.subjectFigurativizationpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectDidactic interventionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria Natália dos Santos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThematic predominance in Mifô cartoons: a reading proposal for high school.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria Natália dos Santos. A predominância temática nas charges de Mifô: uma proposta de leitura para o ensino médio. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA NATÁLIA DOS SANTOS SILVA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2018.pdfMaria Natália dos Santos Silva. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2018. 968.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.