Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9177
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, M. G. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4147050153472016pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, R. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6107356708140208pt_BR
dc.contributor.referee1RAMOS, Fátima Maria Elias.
dc.contributor.referee2SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumoUma questão importante para o ensino de língua materna é a forma como o professor concebe a linguagem, pois isto altera significativamente sua postura no processo de ensino de língua. Os projetos de ensino, enquanto proposta metodológica podem ser um locus de observação de concepções de linguagem e ensino. Nesta direção, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as concepções de língua e ensino que emergem nos projetos inscritos no prêmio Mestres da Educação (2013-2014-2015) desenvolvidos por professores de Ensino Fundamental e Médio de três escolas estaduais em Sousa/PB. Como objetivos específicos, buscamos analisar se estes projetos promovem efetivamente o letramento escolar, verificar se estes projetos privilegiam o ensino de língua materna com base nos gêneros textuais, conferir se tais propostas tomam como ponto de partida e de chegada a prática social. Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza quali-quantitativa, descritiva do tipo documental analítica. Os resultados apontam que projetos que adotam uma concepção de linguagem sociointerativa e um ensino produtivo de língua com base no trabalho com os gêneros textuais cumprem a tarefa de promover o letramento, bem como a ausência desta concepção nega aos estudantes o real conhecimento dos usos e funcionamento efetivo da língua.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleConcepções de linguagem e ensino em projetos participantes do prêmio Mestres da Educação.pt_BR
dc.date.issued2016
dc.description.abstractAn important issue for mother tongue teaching is how the teacher conceives language, as this significantly changes its posture in language teaching process. Educational projects, while methodological proposal can be a place of observation and language teaching concepts. In this sense, this research has as main objective to analyze the concepts of language that emerge in the projects that joined in the award Masters of Education (2013-2014-2015) developed by teachers of Elementary school, Middle school and High school of three state schools in Sousa / PB. The specific objectives are: to analyze whether these projects effectively promote school literacy, to verify that these projects favor the mother tongue teaching based on genres, to check whether such proposals take as their starting point and arrival social practice. Methodologically, this research is qualitative and quantitative, descriptive of the analytical document type. The results show that projects that adopt a social and interactive conception of language and a productive teaching language based on the work with text genres promote literacy, as well as the absence of this conception denies students the real knowledge of the uses and operation effective language.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9177
dc.date.accessioned2019-11-13T19:56:32Z
dc.date.available2019-11-13
dc.date.available2019-11-13T19:56:32Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua materna - ensinopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectConcepção de linguagempt_BR
dc.subjectMestres da Educação - projetopt_BR
dc.subjectNative language - teachingpt_BR
dc.subjectPortuguese language - elementary schoolpt_BR
dc.subjectLanguage conceptionpt_BR
dc.subjectMasters of Education - projectpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Marilene Gomes de Sousa.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConceptions of language and teaching in projects participating in the Masters of Education award.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Marilene Gomes de Sousa. Concepções de linguagem e ensino em projetos participantes do prêmio Mestres da Educação. 2016. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARILENE GOMES DE SOUSA LIMA. TCC. ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA.2016.pdfMarilene Gomes de Sousa Lima. TCC. ESP. em Língua Portuguesa.2016. 1.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.