Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9171
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Hérica Paiva.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0140741349526284pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Mércia Cavalcanti da.
dc.contributor.referee2PINTO, Zuleide Pereira dos Santos.
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de compreender como ocorre o processo de retextualização do gênero oral para o gênero escrito, na perspectiva do letramento, desenvolvendo assim, o trabalho com o texto em sala de aula, através dos gêneros textuais. Para isso foi necessário entendermos os conceitos e aportes da Linguística textual, texto, letramento, gêneros textuais e o processo de retextualização. Esta pesquisa está fundamentada, principalmente, nos aportes teóricos de Fávero e Koch (2005), Marcuschi (2002, 2008, 2010, 2011 2012), Antunes (2010), Soares (2012), Kleiman (1995, 2005), e Street (1995). Enquanto que a metodologia é uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo, sob uma abordagem qualitativa, que busca descrever a importância do trabalho com a retextualização na construção de novos textos. Os resultados obtidos, nessa pesquisa mostram que a retextualização, atrelada à prática do letramento, pode dar uma grande contribuição às atividades de produção textual, em sala de aula, isso porque desenvolve habilidades e competências linguísticas como também considera as práticas sociais do aluno. Nessa pespectiva, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica, a ser trabalhada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, sobre o processo de retextualização do gênero canção para o gênero biografia, com o intuito de contribuir com os alunos nas suas habilidades de escrita e compreensão textual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA retextualização de gêneros textuais: um caminho para a interpretação e produção de textos.pt_BR
dc.date.issued2017-09-06
dc.description.abstractThis work aims to understand how the retextualization process from oral to written genre happenswith the literacy approach, thus developing the work with the text in the classroom through textual genres. To this end, it was necessary the understanding about the concepts and theories from the Textual Linguistics, text, literacy, textual genres and the retextualization process. This research is based, mainly, in Favero and Koch’s theories (2005), Marcuschi (2002, 2008, 2010, 2011 2012), Antunes (2010), Soares (2012), Kleiman (1995, 2005) and Street (1995). While the methodology is a literature research, with a descriptive study in a qualitative approach that search to describe the importance of work with a retextualization in new texts production.In this research, the results obtained shows that the retextualization tied to the practice of literacy can help in activities about textual production in classroom.It is because the retextualization develops linguistic skills and competencies as well as it considers the social practices of student.In this perspective, it will be presented a proposal of pedagogical intervention to be worked with students in 9 th grade of basic education II, about the retextualization process from genre song to literary genre biography with the goal to contribute to the students in theirs writing skills and textual understanding.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9171
dc.date.accessioned2019-11-13T17:52:55Z
dc.date.available2019-11-13
dc.date.available2019-11-13T17:52:55Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGênero Textualpt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectText Genrept_BR
dc.subjectRetextualizationpt_BR
dc.subjectTextpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Gilcelândia Rocha de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe retextualization of textual genres: a way for the interpretation and production of texts.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Gilcelândia Rocha de. A retextualização de gêneros textuais: um caminho para a interpretação e produção de textos. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILCELÂNDIA ROCHA DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2017.pdfGilcelândia Rocha de Sousa. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2017. 8.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.