Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9082
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFRANÇA, L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6358563051865708pt_BR
dc.contributor.advisor1CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.advisor1IDCORRÊA, A. M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7748176565683643pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2LIMA, Cícera Janaína Rodrigues.
dc.description.resumoO ensino inclusivo de Língua Portuguesa para surdos e ouvintes a partir da Poesia Concreta, é o objeto de estudo sob o qual se desenvolve a investigação. Portanto, a presente pesquisa visa discutir o uso de poesias para ensinar a modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, para turmas inclusivas com surdos, temos como objetivo primordial refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa para surdos, numa perspectiva inclusiva, utilizando-se instrumento mediador do ensino a Poesia Concreta. Quanto à abordagem metodológica trata-se de uma pesquisa básica, de cunho bibliográfico e documental. Essa pesquisa está ancorada, principalmente, nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Decreto nº 5.626/2005, entre outros. Esperamos que este estudo possa favorecer o florescimento de um ensino de língua que promova os ideais inclusivos contribuindo para a formação de cidadãos, que seguindo esses ideais, irão interagir em sociedade e atuar na promoção de valores de equidade, rompendo com suas limitações e amparando aqueles que por suas condições biológicas ficam de algum modo cerceados de adentrar novos horizontes e reclusos em suas realidades e limitações aquém de seus objetivos pessoais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA poesia concreta como instrumento para o ensino inclusivo da língua portuguesa para surdos.pt_BR
dc.date.issued2018-12-13
dc.description.abstractInclusive Portuguese Language teaching for the deaf and hearing people from Concrete Poetry is the object of study under which the research is developed. Therefore, the present research aims to discuss the use of poetry to teach the formal written form of the Portuguese Language for inclusive classes with deaf people, having as a primary objective to reflect on the Portuguese language teaching for the deaf, in an inclusive perspective, using Concrete Poetry as a mediator instrument of teaching. As for the methodological approach, this is a basic research, with a bibliographical and documentary character. This research is anchored, mainly, in the National Curricular Parameters of Portuguese Language, the Law of Directives and Bases of National Education and Decree nº 5.626 / 2005, among others. We hope that this study will favor the flourishing of a language teaching that promotes inclusive ideals contributing to the formation of citizens who, following these ideals, will interact in society and act in the promotion of values of equity, breaking with their limitations and supporting those which by their biological conditions are somehow constrained to enter new horizons and recluse in their realities and limitations below their personal goals.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9082
dc.date.accessioned2019-11-12T11:39:20Z
dc.date.available2019-11-12
dc.date.available2019-11-12T11:39:20Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - surdospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa para surdospt_BR
dc.subjectSurdos - ensino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino de poesiapt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectPortuguese Language - Study and Teachingpt_BR
dc.subjectInclusive Education - Deafpt_BR
dc.subjectPortuguese Language for the Deafpt_BR
dc.subjectDeaf - Portuguese Language Teachingpt_BR
dc.subjectPoetry Teachingpt_BR
dc.subjectPoundspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFRANÇA, Leandro de Souza.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConcrete poetry as an instrument for inclusive language teaching Portuguese for the deaf.pt_BR
dc.identifier.citationFRANÇA, Leandro de Souza.A poesia concreta como instrumento para o ensino inclusivo da língua portuguesa para surdos. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEANDRO DE SOUZA FRANÇA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2018.pdfLeandro de Souza França. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2018.792.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.