Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8847
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALBUQUERQUE, P. R. T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7823160681674258pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839519539144588pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.referee2SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumoEste trabalho é dividido em três capítulos. No primeiro capítulo fazemos análise do Livro Didático mostrando como os autores didáticos elencam o processo de formação de palavras pelo viés histórico da origem da língua portuguesa. No segundo capítulo apresentamos o percurso histórico da língua portuguesa, desde surgimento na Península Ibérica, com o surgimento do latim clássico até o português moderno. E, no terceiro capítulo trazemos um apanhado sobre a formação do léxico do latim vulgar até o português brasileiro. Deste modo, temos como objetivo geral analisar como o livro didático aborda o processo de formação de palavras, na perspectiva histórica da língua portuguesa no livro didático do sexto ano do ensino fundamental. Para a realização do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que tem como base as discussões teóricas que já existem sobre as reflexões da origem e da evolução da história da língua portuguesa, bem como do processo de formação de palavras do léxico brasileiro, especialmente a partir da análise do um livro didático de Língua Portuguesa do sexto ano do ensino fundamental. Como aporte teórico usamos: Assis (s/d) Ilari (1999), Cereja e Cochar (2015), Othero (2003), Teyssier (2001).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleDiversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica.pt_BR
dc.date.issued2018-03-08
dc.description.abstractThis work is divided into three chapters. In the first chapter we analyze the Didactic Book showing how the didactic authors list the process of word formation by the historical perspective of the origin of the Portuguese language. In the second chapter we present the historical course of the Portuguese language, since its emergence in the Iberian Peninsula, with the emergence of classical Latin to modern Portuguese. And, in the third chapte r we bring a survey about the formation of the lexicon of Vulgar Latin to Brazilian Portuguese. In this way, we have as general objective to analyze, how the textbook addresses the process of word formation, in the historical perspective of the Portuguese language in the textbook of the sixth year of elementary school II.For the accomplishment of the work, a qualitative bibliographical research was carried out, based on the theoretical discussions that already exist, on the reflections of the origin and the evolution of the history of the Portuguese language, as well as the process of word formation of the Brazilian lexicon, with the intention of deepening the theme in question.While, theoretical contribution we use: Assis (s / d) Ilari (1999), Cherry and Co char (2015), Othero (2003), Teyssier (2001).With the analysis of the didactic book it was concluded that the study of the formation of the Portuguese lexicon in the school is still very deficient, in other words, the didactic authors Cereja and Cochar brin g in a very succinct way the historical aspects of the Portuguese Language.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8847
dc.date.accessioned2019-11-05T10:16:05Z
dc.date.available2019-11-05
dc.date.available2019-11-05T10:16:05Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectFormação das palavraspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - históriapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPortuguese Language - Teachingpt_BR
dc.subjectWord Formationpt_BR
dc.subjectPortuguese Language - Historypt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDialectal diversity in textbooks: a proposal for a diachronic approach.pt_BR
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de. Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULA RAQUEL TAVARES DE ALBUQUERQUE. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2018.pdfPaula Raquel Tavares de Albuquerque. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2018.470.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.