Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8838
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFREITAS, M. S. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5824139505219994pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1IDLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Henrique Miguel de Lima.
dc.contributor.referee2PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar a produtividade semântica do cordel Triste Partida de Patativa do Assaré, a fim de elaborar uma proposta de intervenção em leitura para o segundo ano do Ensino Médio. Inicialmente, elencamos os conceitos básicos da semiótica com foco especialmente na produtividade semântica, em seguida, aplicamos os conceitos estudados na semiótica ao cordel Triste Partida de Patativa do Assaré, depois elaboramos uma proposta de leitura do cordel Triste Partida que pode ser aplicada no 2 0 ano do Ensino Médio. Para tanto, como teoria de base, usamos a semiótica de linha francesa também chamada de semiótica greimasiana que compreende um Percurso Gerativo da Significação compostos de três níveis: um fundamental, um narrativo e um discursivo. Aqui, por meio da transposição didática, propomos converter esses três níveis em níveis de leitura. E para sistematizar a proposta de intervenção didática, buscamos inspiração na Sequência Didática de Scheuwly e Dolz (2004). O universo de pesquisa compreendeu 15 (quinze) cordéis do poeta cearense Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré. Desse total, foi selecionado como corpus Triste Partida. As categorias de análise são os temas e figuras presentes no cordel. E como critérios de análise, elencamos três direcionamentos: 1) lemas presentes no cordel Triste Partida; 2) figuras mobilizadoras dos temas; 3) leituras temáticas. Como resultados da pesquisa, constatamos que é possível realizar um evento de leitura no 2º ano do Ensino Médio, tomando como base os conceitos da semiótica greimasiana. Da análise em forma de intervenção, elencamos figuras como: estiagem, seca, fé e esperança, desesperança, religiosidade, emigração, saudade, morte, lamento. Vale salientar que as orientações aqui expostas podem servir de base para a realização de trabalhos que envolvam a leitura tanto em outros gêneros quanto em outras séries/anos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleProdutividade semântica em triste partida de patativa do assaré: uma proposta de leitura para o 2° ano do ensino médiopt_BR
dc.date.issued2018-11-21
dc.description.abstractThe present research has the objective of analyzing the semantic productivity of the Patativa do Assaré’s string Triste Partida, in order to elaborate a proposal of intervention in reading for the second year of High School. Initially, we listed the basic concepts of semiotics with a special focus on semantic productivity, then applied the concepts studied in the semiotics of the Patativa do Assaré’s string Triste Partida, then we elaborated a proposal of reading the string Triste Partida that can be applied in the 2 nd year of the High School. For this, as a base theory, we used the French line semiotics also called greimasian semiotics which comprises a Gerative Path of Signification composed of three levels: a fundamental, a narrative and a discursive. Here, through didactic transposition, we propose to convert these three levels into levels of reading. And to systematize the proposal of didactic intervention, we seek inspiration in the Didactic Sequence of Schneuwly and Dolz (2004). The research universe comprised 15 (fifteen) strings of the brazilian poet from Ceará, Antônio Gonçalves da Silva, better known as Patativa do Assaré. Of this total, it was selected as corpus Triste Partida. The categories of analysis are the themes and figures present in the string. And as a criterion of analysis, we listed three directions: 1) lemmas present in the string Triste Partida; 2) mobilizing figures of the themes; 3) thematic readings. As results of the research, we verified that it is possible to hold a reading event in the 2 nd year of High School, based on the concepts of greimasian semiotics. From the analysis in the form of intervention, we listed figures such as: drought, dry, faith and hope, hopelessness, religiosity, emigration, longing, death, lament. It is worth noting that the guidelines presented here can serve as a basis for works involving reading both in other genres and in other series/years.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8838
dc.date.accessioned2019-11-04T20:34:08Z
dc.date.available2019-11-04
dc.date.available2019-11-04T20:34:08Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectIntervenção Pedagógicapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectTriste Partidapt_BR
dc.subjectPatativa do Assarépt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectPedagogical Interventionpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectSad matchpt_BR
dc.subjectAssaré's Patativapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFREITAS, Mariana Santiago Ferreira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSemantic productivity in a sad departure from the patative of Assaré: A reading proposal for the 2nd year of high schoolpt_BR
dc.identifier.citationFREITAS, Marina Santiago Ferreira. Produtividade semântica em triste partida de patativa do Assaré: uma proposta de leitura para o 2° ano do ensino médio. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANA SANTIAGO FERREIRA FREITAS. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2018.pdfMariana Santiago Ferreira Freitas. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2018.672.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.