Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7362
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLOURENÇO, F. H. S. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1091378913272289pt_BR
dc.contributor.advisor1BARROS, José Deomar de Souza.-
dc.contributor.advisor1IDBARROS, J. D. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4746998969781203pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Antonia Arisdélia F. M A.-
dc.contributor.referee2BARRETO, Aparecida de Lourdes Paes.-
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) possibilita a formação escolar de cidadãos que não tiveram a oportunidade de estudar ou finalizar sua formação escolar na idade convencional. Neste sentido, a EJA em prisões visa garantir o acesso à educação como direito, independentemente da situação de privação de liberdade, enfrentando a realidade da exclusão e invisibilidade desses grupos sociais. A presente pesquisa teve por objetivo compreender a relevância da utilização de filmes e documentários na EJA Prisional e sua contribuição no processo de alfabetização biológica na formação escolar dos discentes do Presídio Padrão de Cajazeiras - PB. A pesquisa foi realizada no período de 24 de fevereiro a 29 de maio de 2015, com participação de todos os discentes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do referido Presídio na cidade de Cajazeiras – PB. A pesquisa teve caráter quali- quantitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados observações, discussões, entrevistas semi-estruturadas e participação nas atividades propostas. Os resultados obtidos indicam que as aulas de biologia podem extrapolar a mera abordagem de conhecimentos biológicos, e promover reflexões acerca de assuntos éticos, sociais, ambientais, econômicos, dentre outros. Constatou-se ainda que a utilização didática de filmes e documentários no ensino de biologia proporcionou uma aprendizagem significativa e a contextualização dos conhecimentos científicos, possibilitando assim uma maior reflexão sobre os diferentes temas abordados na intervenção pedagógicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicas.pt_BR
dc.titleO uso de filmes e documentários no ensino de biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), do sistema prisional de Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.date.issued2015-11-25-
dc.description.abstractThe Young and Adult Education enable the scholar formation of citizens who did not have the opportunity to study or to conclude scholar formation in conventional age. In this sense, the Young and Adult Education in prisons aim to guarantee the education access as a right, independent of the deprivation of liberty situation facing the exclusion reality and the invisibility of social groups. This way, this research aimed was to understand the relevance of use of movies and documentaries in prisional Young and Adult Education and the providing in the biological literacy process in the schooling of students of Presidio Padrão Regional Masculino de Cajazeiras-PB. The survey was conducted from February 24 to May 29, 2015, with the participation of all students of the High School of Young and Adults Educational of the prison in Cajazeiras- PB city. The research had a quali-quantitatives character using as data collection instrument of observation, discussions, interviews, semi-structured questionnaires and proposed activities participation. The obtained results indicate that the biology class can extrapolate the mere approach of biological knowledge, promoting reflections on ethics issues, socials, environmental, economics, among others. It was also found that the use of didactics movies and documentaries in the biology teaching provided a meaningful learning and contextualization of scientific knowledge, thus enabling further consideration of the various items in the pedagogical intervention.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7362-
dc.date.accessioned2019-09-26T15:01:23Z-
dc.date.available2019-09-26-
dc.date.available2019-09-26T15:01:23Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectFilmes didáticospt_BR
dc.subjectEducação em unidades prisionaispt_BR
dc.subjectBiology-study and teachingpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectDidactic filmspt_BR
dc.subjectEducation in prisonspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOURENÇO, Franklin Herik Soares de Matos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of films and documentaries in the teaching of biology in Youth and Adult Education (EJA), from the Cajazeiras-PB prison system.pt_BR
dc.identifier.citationLOURENÇO, Franklin Herik Soares de Matos. O uso de filmes e documentários no ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), do sistema prisional de Cajazeiras - PB. 2015. 114f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANKLIN HERIK SOARES DE MATOS LOURENÇO. MONOGRAFIA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. CFP 2015.pdfFranklin Herik Soares de Matos Lourenço. Monografia Ciências Biológicas. CFP 2015. 1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.