Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7261
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | CARLOS, G. L. A. V. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5415526166808432 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SANTANA, Rosemere Olímpio de. | |
dc.contributor.advisor1ID | SANTANA, Rosemere O. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | UHLE, Ana Rita. | |
dc.contributor.referee2 | FARIAS, Leonardo Bruno. | |
dc.description.resumo | Analisaremos as representações acerca do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), que foi implantado em 1992 pela Secretária de Educação (SEDUC) Governo do Estado do Ceará, com o objetivo de avaliar o ensino-aprendizagem adquiridos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, das escolas estaduais e municipais do Estado do Ceará no município de Umari-Ceará. Neste sentido, a instituição lócus da pesquisa foi Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Manoel Carlos de Morais, onde através da realização de entrevistas com a gestão escolar e com os professores, buscamos compreender as representações acerca do SPAECE. Como apoio teórico, nos valeremos das discussões propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Lei de Diretrizes e Base (LDB), e autores como Castro (2007), Gimeno Sacristan (1998,), Cipriano Carlos Luckesi (1990), Portelli (1991), e Roger Chartier (1990 e 2002). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.title | As representações do SPAECE no município de Umari - Ceará: estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Manuel Carlos de Morais. | pt_BR |
dc.date.issued | 2015-12-09 | |
dc.description.abstract | We analyze the representations about the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará (SPAECE), which was implanted in 1992 by the Secretary of Education (SEDUC) Government of the State of Ceara, with the objective of evaluate the teaching and learning acquired in Portuguese language and mathematics disciplines, the state and municipal schools in the State of Ceara in the town of Umari-Ceara. We will concentrate at a specific time, it was 2010 when the mentioned town was in the last place in the evaluation criteria of SPAECE. In this sense, the locus institution of the research was Elementary School of Middle Monsenhor Manuel Carlos de Morais, where by conducting of interviews with the school management and teachers, we seek to understand the representations about the SPAECE. As theoretical support, we make use of the proposals discussions by the National Curriculum Parameters (PCNs), Law of Guidelines and Base (LDB), and authors as Castro (2007), Gimeno Sacristan (1998), Cipriano Carlos Luckesi (1990), Portelli (1991), and Roger Chartier (1990 and 2002). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7261 | |
dc.date.accessioned | 2019-09-25T10:31:12Z | |
dc.date.available | 2019-09-25 | |
dc.date.available | 2019-09-25T10:31:12Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE | pt_BR |
dc.subject | Avaliação do ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Permanent Evaluation System of Basic Education of Ceará - SPAECE | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning assessment | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | VIEIRA, Géssica Layane Araújo. | |
dc.creator | CARLOS, Géssica Layane Araújo Vieira. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The representations of SPAECE in the municipality of Umari - Ceará: case study at Monsignor Manuel Carlos de Morais State High School. | pt_BR |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Géssica Layane Araújo. As representações do SPAECE no município de Umari-Ceará: estudo de caso na escola estadual de ensino médio Monsenhor Manuel Carlos de Morais. 2015. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História CFP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GÉSSICA LAYANE ARAÚJO VIEIRA. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2015.pdf | Géssica Layane Araújo Vieira. TCC. Licenciatura Plena em História. 2015. | 984.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.